A catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana (PR), recebeu o título de basílica menor, passando a se chamar Catedral Basílica de Nossa Senhora de Lourdes. O bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira, foi ao Vaticano para fazer a proposta ao papa Francisco que assinou o documento oficializando o título de basílica à catedral.

“Que alegria para toda a nossa diocese, que celebra os seus 60 anos de criação e instalação”, disse dom Carlos José, em uma mensagem de vídeo gravada hoje (30) na praça de São Pedro, no Vaticano. “A alegria de que a nossa catedral, além de catedral, que já é um título máximo, é também agora basílica. Catedral Basílica de Nossa Senhora de Lourdes”.

O título de basílica é concedido pelo papa a um templo por causa da sua importância espiritual e histórica. O decreto Domus Ecclesiae da Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos (atual Dicastério), que inclui as "normas para a concessão do título de basílica menor”, diz que existem igrejas “dotadas de uma especial importância para a vida litúrgica e pastoral, que podem receber do Sumo Pontífice o título de ‘Basílica Menor’, mediante o qual vem expresso um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Segundo o assessor de comunicação da catedral, padre Douglas Felipe, o título de basílica “é algo muito significativo, trazendo uma forma mais harmoniosa e uma ligação profunda e direta com o Sumo Pontífice, o papa Francisco”.

A diocese de Apucarana foi criada pelo papa Paulo VI, em 28 de novembro de 1964, e instalada em 28 de março de 1965. Em abril deste ano, o papa Francisco oficializou Nossa Senhora de Lourdes padroeira da diocese. É a única no Brasil dedicada a Nossa Senhora de Lourdes.