O papa Francisco ofereceu orações e expressou solidariedade às vítimas das enchentes que atingem a Espanha em mensagem de vídeo ao arcebispo de Valladolid, Espanha, dom Luis Javier Argüello, presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE).

“Dom Luis Arguello, querido irmão, quero expressar a minha proximidade ao povo de Valência e [peço] que a divulgue desde Valladolid. Estou próximo deles nesse momento de catástrofe e rezo por eles. Que Deus vos abençoe a todos”, disse Fracisco.

Na terça-feira (29), houve um fenômeno meteorológico conhecido como “gota fria”, também chamado de DANA (área de baixa pressão isolada em níveis altos), que causou uma catástrofe natural no leste do país que já matou 95 pessoas.

É provavelmente a maior catástrofe desse tipo na história recente da Espanha em número de mortos, depois da que ocorreu em Biescas, na região dos Pirineus, em 1996; e da enchente em Valência de 1957, em que o rio Túria transbordou.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O arcebispo de Valência, dom Enrique Benavent, disse ser grato a “cada uma das dioceses da Espanha que ofereceu ajuda desde que soube da tragédia, para ajudar a todos os valencianos, rezar por eles, e mostra disposição em ajudar em todas as necessidades”.

Dom Benavent também agradeceu a mensagem enviada por dom Luis Argüello.

A arquidiocese coordena os esforços de socorro através dos vicariatos e dos arciprestados, embora a sua própria infraestrutura também tenha sido afetada.

A Cáritas Espanha lançou ontem (30) uma campanha de ajuda urgente para acompanhar os familiares dos mortos e prestar ajuda às pessoas que ficaram desalojadas.