31 de out de 2024 às 15:41
A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu em Brasília (DF) um encontro com 17 padres que evangelizam no ambiente digital, de terça-feira (29) até ontem (30).
Participaram do encontro padres como o frei Gilson Azevedo, padre da Congregação dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, que tem 5,8 milhões de seguidores somente no Instagram; padre Paulo Ricardo, da arquidiocese de Cuiabá (MT), que tem mais de 2 milhões de seguidores na mesma rede social. Também participou o padre Patrick Fernandes, da diocese de Marabá (PA), que tem 6,4 milhões de seguidores no seu perfil que mistura humor com evangelização.
O bispo de Guarapuava (PR), dom Amilton Manoel da Silva, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, disse que “esse evento faz parte de um processo da CNBB para com os padres e dos padres para com a CNBB” que já tem 10 anos. O primeiro encontro foi em 2015, mas reuniu apenas os padres cantores. Agora, com o crescimento das redes sociais, o encontro incluiu padres que evangelizam nos meios digitais. Segundo dom Amilton, “outros padres também foram convidados, mas não puderam estar”.
A CNBB tem buscado se aproximar aos católicos que evangelizam na internet. Em 13 de julho passado organizou o 1º Encontro Nacional de Missionários Digitais que reuniu 80 influenciadores católicos leigos no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).
O termo missionário digital surgiu no número 17 do Relatório Síntese do Sínodo da Sinodalidade 2023 que trata sobre os missionários no ambiente digital.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo o site da CNBB, o encontro dos padres que acontece esta semana foi um momento para que os sacerdotes partilhem como vivem seu ministério e a ação missionária nos ambientes digitais.
“É uma oportunidade de estarmos juntos, em primeiro lugar, para mostrar que amamos a Igreja acima de tudo, uma oportunidade de espalhar a mensagem do Evangelho às tantas milhares de pessoas que nos acompanham nas redes sociais”, disse o padre Patrick Fernandes à CNBB.
Nas redes sociais, o frei Gilson disse que “foram dois dias de partilhas, orações, formação e um momento especial para conhecer a riqueza que cada um traz”. Ele espera “continuar dando passos em unidade”. “Juntos, somos mais fortes”, concluiu o frei.
No encontro, o bispo auxiliar de Brasília, dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, apresentou aos padres na terça-feira (29) como funciona a CNBB e a sua estrutura interna. Ele explicou como é a eleição da presidência, a cada quatro anos. O grupo também escutou sobre as campanhas organizadas pela CNBB e o assessor de Campanhas da conferência, padre Jean Poul, falou sobre o sentido e a prestação de contas das Campanhas da Fraternidade e Evangelização.
O núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquatro, falou sobre o tema da missão no ambiente digital.