4 de nov de 2024 às 15:18
Cerca de 350 mil romeiros participaram da Romaria de Finados em Juazeiro do Norte (CE), segundo a Secretaria de Turismo e Romaria do município. A peregrinação iniciou em 29 de outubro e terminou sábado, 2 de novembro, data que a Igreja comemora todos os fiéis defuntos, na basílica de Nossa Senhora das Dores e capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Socorro, conhecida também como capela do Socorro, onde está sepultado o servo de Deus padre Cícero Romão Batista.
O tema vivido na Romaria deste ano foi “Servo de Deus Padre Cícero Romão: o missionário do Sertão”, e o lema é baseado na passagem bíblica do livro do Eclesiástico 48,15: “Durante a vida realizou prodígios e, mesmo na morte, suas obras foram maravilhosas”.
A Romaria de Finados ou Romaria da Esperança é conhecida como a maior do ciclo de romarias de Juazeiro do Norte e atrai mais de 300 mil pessoas todos os anos. Segundo o reitor da basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José da Silva, ela é “a festa da Ressurreição porque, para nós cristãos que caminhamos com Jesus Cristo”, a morte “não tem a última palavra”, pois ela é a “festa do encontro com Deus”.
O ápice desta peregrinação foi a visita dos romeiros ao túmulo do servo de Deus padre Cícero, onde muitos romeiros rezam pedindo ou agradecendo graças por intercessão de “Padim Ciço” como ele é conhecido e chamado por seus devotos. “No dia de finados, as visitas se intensificaram e a tradição da romaria perdura até os dias de hoje, tornando o túmulo do padre Cícero um dos mais visitados do Brasil”, disse a comunicação da basílica a ACI Digital.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O último dia da romaria também contou com a presença de milhares de romeiros que participaram da missa na basílica Nossa Senhora das Dores com a tradicional bênção dos chapéus e despedida dos romeiros
A Romaria de Finados começou depois da morte do padre Cícero, em 20 de julho de 1934, quando os “os romeiros começaram a vir espontaneamente à cidade de Juazeiro do Norte para visitar o túmulo do sacerdote que está situado no presbitério da capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, disse a comunicação da basílica a ACI Digital.
Romarias em Juazeiro do Norte
Juazeiro do Norte tem cinco ciclos de romarias ao longo do ano, iniciando em julho e terminando em fevereiro do próximo ano. A primeira é a Romaria em memória da morte do padre Cícero acontece entre 17 a 20 de julho. Este ano, a romaria celebrou os 90 anos da morte do servo de Deus, que morreu em 20 de julho de 1934.
A segunda é a Romaria de Nossa Senhora das Dores, que ocorre entre 1° a 15 de setembro. A terceira é a de Finados, entre 29 de outubro a 2 de novembro. A quarta é do Ciclo Natalino, entre 20 de dezembro a 6 de janeiro e a última é a de Nossa Senhora das Candeias, entre 29 de janeiro a 2 de fevereiro.