John Kraemer sabe que o que ele faz é incomum. Na verdade, ele aprecia o caminho improvável que Deus colocou nele nos últimos 25 anos.

Todo ano, Kraemer monta cerca de 30 mil peças de Lego em um modelo meticulosamente intrincado de uma igreja. Embora muitas vezes seja inspirado pelos designs de igrejas reais que ele visitou, cada uma é uma criação única.

O Lego Church Project (Projeto Igreja de Lego) de Kaemer, agora em seu 25º ano, combina criatividade, sua fé católica e defesa das pessoas deficientes — um assunto muito próximo e querido ao coração de Kraemer, que também é deficiente.

“Sou grato a Deus por ter um propósito na minha vida que vai além de mim mesmo. Sem Deus na minha vida, sem a Igreja, eu não teria nada para fazer”, disse Kraemer, que vive no centro-leste do Estado de Michigan, à CNA, agência em inglês da EWTN News.

“E ainda assim, Deus me deu essa missão única de compartilhar a fé criativamente, falar sobre questões relacionadas à deficiência, mostrar às pessoas o que significa viver a fé e ter uma deficiência ou desafios. Sei que há muitas pessoas por aí que têm suas próprias lutas. Então, se eu puder trazer algum insight sobre como lido com isso, isso pode dar a elas alguma sabedoria sobre como navegar em seus próprios problemas que podem estar enfrentando”.

Uma das criações de Lego de John Kraemer. Cortesia de John Kraemer
Uma das criações de Lego de John Kraemer. Cortesia de John Kraemer

Todos os anos, Kraemer constrói sua igreja de Lego, expõe-na em diversas paróquias na área de Saginaw, Michigan, na temporada de festas de fim de ano, depois a desmonta e começa tudo de novo.

A primeira exposição de Kraemer, em 2000, foi na paróquia Mount Zion em Flushing, Michigan. A Paróquia St. Helen em Saginaw, que desde então foi renomeada para Cristo Bom Pastor, é seu local mais antigo — além de cantar no coral, Kraemer expõe suas criações lá todos os anos desde 2004.

Ele também visitou várias outras paróquias e instituições de vida assistida com suas criações, sempre recebendo uma recepção calorosa e entusiasmo, especialmente de crianças, que são particularmente atraídas pelas cores brilhantes e elementos interativos, como os sinos nas torres.

Uma base de fé

Como Kraemer disse anteriormente à CNA, ele gostava de brincar com Legos quando criança, mas as naves espaciais que seus colegas estavam construindo não o atraíam. Procurando inspiração para o que construir, a solução óbvia logo se apresentou — igrejas.

“Naquela época, para mim, a igreja era o cerne de quem éramos... então havia uma forte ênfase nisso, e conforme eu cresci, meio que se desenvolveu a partir daí”, disse Kraemer.

O que começou como um hobby floresceu em algo muito maior, quando Kraemer percebeu que tinha um talento especial para construções grandes.

As dimensões de suas igrejas de Lego, que podem pesar até 36 quilos, são um tanto limitadas pela necessidade de serem transportadas de carro, mas ainda são muito maiores do que qualquer coisa que você encontrará em uma loja de brinquedos. Cada uma é construída em uma base de compensado, e seu último esforço mediu quase 1,2 metros de comprimento e 61 centímetros de altura.

Quando não estão em uso, Kraemer armazena as dezenas de milhares de peças de Lego necessárias para cada igreja em seu apartamento de um quarto. No estágio anual de construção, Kraemer disse que passa de duas a cinco horas por dia assentando tijolos — ou, como ele chama, “rezando nos tijolos”.

“Enquanto construo, estou expondo todos os meus medos pessoais, todas as minhas ansiedades pessoais, quaisquer desafios que estou enfrentando pessoalmente... Estou orando com minhas mãos enquanto construo porque estou tentando construir a fé de uma forma muito criativa”, disse ele.

O interior de uma das igrejas de Lego de John Kraemer. Cortesia de John Kraemer
O interior de uma das igrejas de Lego de John Kraemer. Cortesia de John Kraemer

Uma expressão de fé

Como um verdadeiro arquiteto de igreja, Kraemer é muito intencional sobre seus projetos. Cada elemento tem significado e importância como parte de um todo maior, e também divulga uma mensagem sobre as coisas que Kraemer valoriza. Ele diz que seus modelos são “cheios até a borda com pessoas”, representando “uma oração por um futuro” onde a frequência à missa é revitalizada.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

À luz do Reavivamento Eucarístico Nacional nos EUA, Kraemer disse tomar cuidado para fazer do sacrário uma característica proeminente em cada uma de suas igrejas, uma preferência de design que se encaixa com suas próprias ideias de como uma igreja deve ser. Junto com o sacrário, ele também fez uma “construção completamente nova” do modelo de órgão de tubos que ele usa para essa temporada de aniversário.

Mais em

“Quando entro em uma construção, estou sempre rezando sobre o que estou prestes a fazer e para [descobrir] qual história o Senhor quer que eu conte. Onde meu foco estará no geral em termos de design?”, disse Kraemer.

Kraemer disse que gosta do período de "exibição" a cada ano porque permite que ele responda perguntas sobre suas criações de Lego e aproveitar as reações das pessoas ao ver seu trabalho, especialmente as reações das crianças.

Mas disse que isso também lhe permite falar sobre suas motivações mais profundas para um projeto tão trabalhoso.

“Estou mostrando que não importa o desafio, seja ele médico, emocional ou qualquer outro, não importa o desafio ou deficiência que você enfrente, Deus ainda pode usar seus talentos”, disse Kraemer.

Pegando uma carona

A paixão de Kraemer pela defesa dos direitos dos deficientes é pessoal — ele tem uma forma leve de paralisia cerebral, que afeta seu aprendizado, seu equilíbrio, sua audição e seu controle motor fino.

Sua própria identidade como deficiente se manifesta em seus modelos, onde ele tem o cuidado de incluir representações de paroquianos com necessidades especiais, ao usar itens como cadeiras de rodas, carrinhos para adultos e cães-guia.

O transporte é uma questão significativa para Kraemer, que não consegue dirigir e, pelo menos para viagens de carro, teve que contar com a gentileza de outras pessoas por décadas — embora ele diga com entusiasmo o quão útil tem sido ficar mais adepto a andar em seu confiável triciclo adulto. Por meio de sua plataforma online, Kraemer defende melhores soluções de transporte para deficientes e espera inspirar outros a abordar essa necessidade frequentemente esquecida em suas próprias paróquias.

“Não temos um caminho consistente em toda a Igreja sobre como levar as pessoas à missa que podem não ter como chegar lá por conta própria. E acho que isso é algo que definitivamente precisamos analisar”, disse Kraemer.

“É um tópico que surge com bastante frequência comigo porque eu já passei por isso. Eu já passei por isso. Já passei por momentos em que queria comparecer a um dia sagrado de obrigação, mas não tinha como sair”.

Kraemer disse sentir uma responsabilidade em defender outros na Igreja que estão lutando contra suas próprias deficiências e disse querer que as pessoas saibam que Deus pode utilizar os talentos de todos, independentemente de seus desafios.

“Deus me abençoou abundantemente com esse ministério, o que significa que mesmo que algumas das minhas próprias necessidades sejam atendidas, como ir à missa no domingo, sei que há outros por aí que estão lutando. Então, se eu puder usar minha voz e minha plataforma a serviço de Cristo, então sei que estou fazendo algo certo”, disse Kraemer.

Cheio de gratidão

A primeira exibição de Kraemer da “temporada” deste ano foi na paróquia Ressurreição do Senhor em Standish, Estado de Michigan. Ele planeja levar o modelo para a paróquia St. Helen's por volta do período do Advento.

Kraemer disse estar repleto de imensa gratidão pelo apoio que recebeu ao longo dos 25 anos do Lego Church Project. Ele disse ver seu trabalho como um testamento do poder da graça de Deus e um reflexo de seu desejo de divulgar sua fé e defender as necessidades dos outros.

Ao embarcar no próximo capítulo de seu ministério Lego, Kraemer disse que continua comprometido em usar seu talento único para inspirar e elevar outras pessoas.

“Sou grato às pessoas que [me apoiaram] nos últimos 25 anos. Não posso agradecer o suficiente. Sem o apoio daqueles ao meu redor, isso não seria possível”, disse Kraemer.