A paróquia de Santo Antônio em Catarroja, na região de Valência, Espanha, surpreendeu a comunidade ao permanecer intacta depois das devastadoras inundações da depressão isolada de alto nível (DANA), fenômeno conhecido como “gota fria”, que deixaram um rasto de destruição e morte no leste da Espanha.

Segundo o pároco, padre Fran Martínez, a igreja não sofreu nenhum dano, algo que muitos consideram milagroso. Dias antes do desastre, o padre e um grupo de fiéis trouxeram uma relíquia do sangue de são Pio de Pietrelcina para a paróquia, confiando em sua proteção.

A comunidade atribui a preservação da igreja à intercessão do santo, que, acredita o pároco, manteve a paróquia como um “oásis” em meio à tragédia que, até agora, matou pelo menos 214 pessoas e deixou um grande número ainda não determinado de desaparecidos.

“O milagre é que aqui não entrou água na paróquia e ela ficou como um oásis, um oásis no meio da destruição. Porque vocês viram como tudo é de fora e nada entrou aqui”, disse o padre em matéria divulgada pela equipe do canal do YouTubeEl Rosario de las 11 p.m.” e enviada à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.

Exterior da paróquia San Antonio de Catarroja. El Rosario de las 11 pm
Exterior da paróquia San Antonio de Catarroja. El Rosario de las 11 pm

O padre disse que, há apenas 15 dias, ele e um grupo de fiéis estiveram em Medjugorje, um popular local de peregrinação mariana na Bósnia-Herzegovina, país da Europa oriental, cuja experiência espiritual foi aprovada pela Santa Sé em setembro deste ano. Na viagem, uma das peregrinas e amiga do padre Martínez, Blanca Llantada, sentiu um apelo especial de Nossa Senhora para entregar ao padre uma relíquia de são Pio de Pietrelcina que pertencia a ela.

Embora o padre inicialmente não entendesse por que precisava dessa relíquia, ele a aceitou com gratidão. Dias depois, de volta à paróquia, aconteceram fortes enchentes que devastaram as zonas envolventes.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Essa paróquia foi verdadeiramente protegida pelo padre Pio… porque como podem ver, a destruição é total”, disse Blanca.

O padre Martínez agradeceu às pessoas de boa vontade que ajudam com o abastecimento às vítimas e disse que “a ajuda foi massiva” e que “as pessoas doaram muito”.

Segundo o padre espanhol, o verdadeiro milagre que aconteceu em Catarroja foi ver a presença de Deus através do serviço e da caridade.

“Ontem alguém me disse: 'E onde está Deus aqui?'. Eu disse a ele que se ele não via, ele estava muito cego. Olhe ao seu redor, olhe as pessoas se ajudando, veja como as pessoas deixaram de olhar para o umbigo e em um fim de semana levantaram o olhar e olharam para o outro”, disse o padre.

“A renovação do coração que vai desde olhar para o umbigo, até levantar o olhar e olhar para o outro (…) Muitas vezes Deus, do que é catástrofe, do que é destruição, sabe tirar vida”, disse o padre Martínez.

Atualmente, a Cáritas Espanha e a Cáritas Valencia abriram contas bancárias para canalizar doações financeiras para ajudar paróquias nas áreas mais afetadas pela DANA.

A arquidiocese de Valência destinou a arrecadação do dia da Igreja Diocesana, que acontece no sábado (9) e no domingo (10), às paróquias afetadas pelas enchentes.