6 de nov de 2024 às 13:48
O papa Francisco iniciou hoje (6) a audiência geral no Vaticano com uma oração diante de uma imagem de Nossa Senhora dos Desamparados, padroeira de Valência, Espanha, antes de pedir orações por aquela terra “que está submersa nas águas e sofre”.
Depois de percorrer a Praça de São Pedro e chegar ao local da escadaria onde costuma fazer esses encontros, o papa Francisco reservou alguns momentos para apresentar uma rosa branca como oferta e rezar diante de uma imagem dessa devoção mariana.
Antes da habitual fala dos leitores, o papa Francisco contou aos presentes o significado desse gesto: “Eu quis saudar a Virgem dos Desamparados, a Nossa Senhora que cuida dos pobres, a padroeira de Valência. Valência que sofre tanto, e também outras partes da Espanha”, disse o papa.
“Eu quis que estivesse aqui a padroeira de Valência, essa pequena imagem que os próprios valencianos me deram. Hoje, de forma especial, rezamos por Valência e por outras zonas da Espanha que sofrem com as inundações”, disse Francisco.
Ao fim da catequese, o papa convidou os presentes a rezar uma Ave Maria por essa intenção.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O papa pronunciou essas palavras uma semana depois de uma confluência de fatores meteorológicos e falhas na gestão de riscos ter causado a maior devastação natural sofrida pela Espanha na história recente do país.
Mais de 200 pessoas morreram e ainda há muitos desaparecidos e corpos que não foram identificados.
Milhares de cidadãos se solidarizaram com os atingidos pela tempestade e nos últimos dias foram a pé, com baldes, vassouras e pás, para ajudar a retirar a lama das ruas e casas.
A Igreja na Espanha se comprometeu a enviar voluntários e meios de subsistência, além de recolher fundos para atender à reconstrução a médio e longo prazo das áreas afetadas e dar ajuda espiritual e psicológica.