8 de nov de 2024 às 12:09
O padre Josivaldo José Bezerra e o monsenhor Nereudo Freire Henrique foram nomeados hoje (8) bispos auxiliares da arquidiocese de Olinda e Recife (PE). O padre Josivaldo atualmente é o vigário-geral da arquidiocese e monsenhor Nereudo é do clero da arquidiocese da Paraíba (PB) e ecônomo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O papa Francisco fez essas nomeações acolhendo o pedido do arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza, de ter a colaboração de bispos auxiliares. A arquidiocese estava sem bispos auxiliares desde outubro do ano passado quando dom Limacêdo Antonio da Silva, então bispo auxiliar, foi nomeado bispo de Afogados da Inhazeira (PE).
Dom Paulo Jackson manifestou estar “profundamente feliz pela nomeação desses dois irmãos” para o “ajudar na messe do Senhor”, pois “são urgentes e enormes os desafios sociais, os desafios da evangelização, os desafios para o exercício da missão do anúncio do Evangelho nessas paragens”.
A arquidiocese de Olinda e Recife é composta por 19 municípios mais o distrito estadual de Fernando de Noronha com uma população de quase 4 milhões de habitantes.
O bispo eleito, padre Josivaldo, agradeceu a dom Paulo e ao papa Francisco pela nomeação. Ele disse que “chamado para uma nova missão, para um novo ministério”, que “juntamente com dom Paulo Jackson e com dom Nereudo, bispo auxiliar, trabalhar com o clero, com os leigos e leigas, religiosos e religiosas” para que a arquidiocese de Olinda e Recife “seja sempre sinodal, missionária, como quer dom Paulo Jackson e o papa Francisco”.
Segundo a assessoria de imprensa de Olinda e Recife, a consagração episcopal do padre Josivaldo será no dia 6 de janeiro de 2025, na paróquia de Santo Antão, em Vitória de Santo Antão (PE), onde é pároco. A data da consagração episcopal de monsenhor Nereudo será definida em breve.
Padre Josivaldo José Bezerra
O bispo nomeado Josivaldo José Bezerra nasceu em 26 de fevereiro de 1967. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da arquidiocese de Olinda e Recife. Foi ordenado padre em 1998, em Gravatá (PE).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Atuou como administrador paroquial e pároco na paróquia Santo Antonio; vigário episcopal da Região Cabo de Santo Agostinho, de janeiro de 2011 a dezembro de 2021; pároco da paróquia Nossa Senhora da Apresentação da Escada, de janeiro de 2016 a dezembro de 2021; vigário episcopal da Região Vitória de Santo Antão, de janeiro de 2022 a dezembro de 2023.
Na arquidiocese de Olinda e Recife, é membro do Conselho Presbiteral desde março de 2004; pároco da paróquia de Santo Antão desde janeiro de 2022; membro do Conselho Episcopal desde 20 de março de 2011; membro do Colégio de Consultores desde 20 de março de 2011 e vigário geral desde 27 de dezembro de 2023.
Monsenhor Nereudo Freire Henrique
O monsenhor Nereudo Freire nasceu em 1º de maio de 1963, em Arcoverde (PE), e foi ordenado presbítero em 13 de dezembro de 1996.
É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco; Teologia e Filosofia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição, em João Pessoa (PB); e pós-graduado em Psicopedagogia, em Sociologia e em Doutrina Social da Igreja. Atualmente cursa mestrado em Teologia Sistemático-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Atuou como vigário paroquial na paróquia Jesus Cristo Rei, de 1997 a 2009, e pároco, de 2010 a 2018. Foi reitor do Seminário Propedêutico da Arquidiocese da Paraíba, de 1996 a 1997; e formador e ecônomo do Seminário da Arquidiocese da Paraíba, respectivamente, de 1998 a 2004 e de 1998 a 2001.
Foi membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese da Paraíba (PB), de 2001 a 2019; membro do Colégio de Consultores da arquidiocese da Paraíba (PB), de 2003 a 2019; coordenador da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Regional Nordeste 2 entre 1999 e 2001. Também atuou como ecônomo da arquidiocese da Paraíba, de 2002 a 2019.
Desde 2014, ele é ecônomo da CNBB e, desde 2023, membro do Comitê Gestor da conferência. Desde 2020, também atua no economato da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil). Ele publicou vários livros, principalmente na área da Gestão Eclesial e administração paroquial.