Os sinos da catedral de Paris tocaram na sexta-feira (8) pela primeira vez desde abril de 2019, quando um incêndio devastou o pináculo e o telhado da igreja mundialmente conhecida como Notre Dame de Paris.

Os sinos tocaram na sexta-feira (8) às 10h30, um mês antes da reabertura prevista para 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Instalados no campanário norte da catedral, que foi parcialmente destruído pelo fogo, os sinos tocaram um de cada vez e depois tocaram juntos, segundo a agência francesa de notícias AFP.

Embora as autoridades não tenham determinado se o incêndio foi um acidente, uma investigação inicial descobriu que ele pode ter sido causado por um mau funcionamento elétrico.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou sua intenção de restaurar a catedral em cinco anos e chegou a pedir propostas contemporâneas alternativas para reconstruir a igreja.

O parlamento francês, no entanto, aprovou lei segundo a qual os esforços de reconstrução deveriam "preservar o interesse histórico, artístico e arquitetônico" da catedral. Macron declarou oficialmente um ano depois, em 2020, que a reconstrução buscaria assemelhar-se à estrutura original no interesse de terminar o projeto antes da Olimpíada Paris 2024.

A catedral de Notre Dame de Paris foi construída entre os séculos XII e XIV. A “agulha” da catedral foi concluída pela primeira vez no século XIII, mas foi substituída no século XIX por causa de danos.