O papa Francisco nomeou o padre franciscano Roberto Pasolini pregador da Casa Pontifícia, que vai substituir o cardeal Raniero Cantalamessa, de 90 anos, que ocupou o cargo por 44 anos.

O cardeal Cantalamessa, incluído no Colégio dos Cardeais pelo papa Francisco em 2020, é pregador da Casa Pontifícia desde 1980, quando foi nomeado pelo papa são João Paulo II.

Pasolini, professor de exegese bíblica na Faculdade Teológica do Norte da Itália, em Milão, será responsável, como foi o cardeal Cantalamessa para os papas são João Paulo II, Bento XVI e Francisco, por fazer as meditações nas sextas-feiras do Advento e da Quaresma, entre outras tarefas.

 

Quem é o novo pregador da Casa Pontifícia?

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Roberto Pasolini nasceu em 5 de novembro de 1971 em Milão, Itália.

Segundo a  Sala de Imprensa da Santa Sé, ele fez seus votos perpétuos na ordem franciscana dos frades menores capuchinhos em 7 de setembro de 2002 e foi ordenado padre em 23 de setembro de 2006.

Pasolini fez doutorado em teologia bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e foi professor de línguas bíblicas e da Sagrada Escritura no Ateliê Teológico Interprovincial Laurentianum dos frades menores capuchinhos em Milão e Veneza.

O padre Pasolini colabora com a arquidiocese de Milão na formação de professores de religião e com a Conferência Italiana dos Superiores Maiores (CISM).

O padre escreveu vários artigos e livros sobre espiritualidade bíblica e dedica-se à pregação de retiros e exercícios espirituais.