14 de nov de 2024 às 14:46
A irmã Clare Crockett era uma jovem freira que morreu em 2016, aos 34 anos, em um terremoto no Equador que matou centenas de pessoas. Em 4 de novembro, a congregação das Servas do Lar da Mãe, sua comunidade religiosa, anunciou o início de sua causa de beatificação.
Crockett nasceu em 14 de novembro de 1982, em Derry, Irlanda do Norte. Ela era uma adolescente divertida e rapidamente chamou a atenção de produtores de televisão. Aos 15 anos, ela foi contratada para apresentar um programa na rede de televisão britânica Channel 4 e aos 17 anos chamou a atenção do canal de televisão infantojuvenil Nickelodeon. Aos 18 anos, ela vivia uma vida de festas e álcool.
Em 2000, um amigo de Crockett convidou-a para uma viagem grátis à Espanha. Pensando que seria uma viagem cheia de festas e praia, Crockett foi. No entanto, acabou sendo um retiro de dez dias na Semana Santa, administrado pela congregação das Servas do Lar da Mãe, uma comunidade fundada em 1982 com foco na eucaristia, na espiritualidade mariana, voltada à à juventude. Foi lá que Crockett experimentou uma conversão transformadora.
Era Sexta-feira Santa e Crockett começou a ver os fiéis se aproximando de Jesus na cruz, ajoelhando-se e beijando Seus pés. Crockett nunca tinha visto nada parecido antes, então ela imitou os fiéis. Quando chegou sua vez, ela foi, beijou os pés de Jesus e saiu mudada para sempre.
“Aquele simples evento durou apenas dez segundos. Beijar a cruz — algo que parecia tão insignificante — teve um impacto tão forte em mim”, escreveu ela em seu testemunho pessoal.
“Não sei explicar exatamente o que aconteceu”, disse ela. “Não vi os coros de anjos nem uma pomba branca descer do teto e descer sobre mim, mas tive a certeza de que o Senhor estava na cruz, por mim”.
“E junto com essa convicção, senti uma grande tristeza, semelhante à que experimentei quando era pequena e rezava as Estações da Cruz. Quando voltei para meu banco, eu já tinha algo impresso em mim que não estava lá antes. Eu tinha que fazer algo por Aquele que havia dado sua vida por mim”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em 2001, apenas um ano depois de sua conversão, Crockett entregou sua vida a Deus como postulante na congregação das Servas do Lar da Mãe. Ela fez seus primeiros votos em 18 de fevereiro de 2006 e seus votos finais em 8 de setembro de 2010.
A primeira tarefa de Crockett foi na comunidade de Belmonte, em Cuenca, Espanha. Lá, ela serviu em um lar para meninas que vinham de famílias que lidavam com várias circunstâncias difíceis.
Em outubro de 2012, Crockett recebeu uma nova tarefa que a levou ao Equador. Lá, ela trabalhou evangelizando os jovens em diferentes áreas do país. As irmãs davam aulas em escolas em áreas pobres e organizavam retiros e acampamentos de verão. Elas também cuidavam dos pobres, levando-lhes a palavra de Deus, mas também cestas básicas, remédios e outros itens materiais e recursos.
Muitos lembram-se de Crockett sempre carregando seu violão, que era seu grande companheiro na evangelização. Ela sempre cantava, mesmo a ponto de perder a voz e apesar do calor, da fadiga e de enxaquecas. Irmãs de sua ordem também falam de seu grande senso de humor e de doar-se completamente aos outros.
Em 16 de abril de 2016, um terremoto atingiu a província equatoriana de Manabí, matando pelo menos 600 pessoas, incluindo a irmã Crockett. Sua história espalhou-se pelo mundo, tocando a vida de muitos, e em 4 de novembro, sua causa de beatificação foi oficialmente anunciada.
A cerimônia de abertura da causa da irmã Crockett vai ocorrer em 12 de janeiro do ano que vem, na catedral de Alcalá de Henares, Espanha. A postuladora da causa é a irmã Kristen Gardner, da congregação das Servas do Lar da Mãe.