Mais de 100 mil devotos participaram na sexta-feira (15) da 211ª procissão em honra a Nossa Senhora do Rocio, rainha e padroeira do Paraná, segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Paranaguá (PR). A procissão começou no santuário estadual e os fiéis percorreram 3,5 km debaixo de chuva até a catedral diocesana de Nossa Senhora do Rosário.

A procissão saiu depois da missa das 15h, celebrada pelo reitor do santuário, padre Dirson Gonçalves, que pediu aos fiéis que cuidem “dessa devoção no seu coração” e “amem Nossa Senhora do Rocio”. “Quem ama fala bem, quem ama propaga, quem ama anuncia, quem ama não se cansa de amar”.

Segundo o site do santuário, chegaram peregrinos de várias cidades do Paraná e de outros estados, como Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A festa da padroeira do Paraná é um dos grandes eventos religiosos do Brasil. A devoção a Nossa Senhora do Rocio começou no século XVII, após a elevação de Paranaguá à Vila em 1648. Um pescador chamado Pai Berê encontrou uma imagem de Nossa Senhora do Rosário durante uma pesca e levou-a para casa, onde começaram as orações. A primeira igreja foi construída em 1813 e o santuário em 1920. O nome "Rocio" vem do local onde Pai Berê morava, que significa "orvalho", simbolizando as graças divinas derramadas por intercessão de Nossa Senhora.

211ª procissão em honra a Nossa Senhora do Rocio. Crédito: Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio.
211ª procissão em honra a Nossa Senhora do Rocio. Crédito: Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio.

Os fiéis carregam nos ombros o andor com a imagem de Nossa Senhora do Rocio durante toda a procissão e um trio elétrico vai na frente guiando e animando os fiéis. Um momento marcante e tradicional na procissão é a acolhida da imagem de Nossa Senhora de Caacupé, padroeira do Paraguai. “É um momento de encontro para dizer que, em suas diversas culturas e manifestações de fé, Nossa Senhora está presente e revela a mesma face da mãe de Deus e nossa", disse o diácono Cleiton Silveira, que conduziu a animação da festa de Nossa Senhora do Rocio em cima do trio elétrico. 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Encontro Nossa Senhora de Caacupé e Nossa Senhora do Rocio. Crédito: Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio.
Encontro Nossa Senhora de Caacupé e Nossa Senhora do Rocio. Crédito: Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio.

A cidade de Paranaguá se prepara para a procissão, muitos fiéis colocam em suas casas e comércios faixas de agradecimento pelas graças recebidas. Voluntários distribuem águas para aqueles que acompanham a procissão.

A imagem ficou na catedral de Paranaguá até a noite do sábado (16) quando voltou para o santuário na procissão luminosa que saiu da catedral depois da missa celebrada pelo bispo de Paranaguá, dom Edimar Peron. Na homilia ele falou da importância da devoção e fez um histórico sobre como a imagem foi encontrada até 1957 quando Nossa Senhora do Rocio foi proclamada Rainha e Padroeira do Paraná.

Procissão Luminosa de Nossa Senhora do Rocio. Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
Procissão Luminosa de Nossa Senhora do Rocio. Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Com orações e cânticos marianos os fiéis percorreram os 3,5 km de volta em direção ao Santuário do Rocio. A imagem foi colocada no nicho central da Igreja e dom Edmar e o padre Dirson deram a bênção aos fiéis reunidos. Também foi feito o anúncio do tema da festa do próximo ano que será "Com a Mãe do Rocio aos Pés da Cruz".

A 211ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio teve como tema “Mãe do Rocio, revela-nos a Luz do Mundo”, começou em 6 de novembro e terminou no sábado (16). Além das duas procissões, que são o momento mais importante da festa, a programação contou com a oração da novena, terços, missas e shows musicais.