Dom George Jacob Koovakad, um dos 21 futuros cardeais que serão criados pelo papa Francisco no consistório de 7 de dezembro no Vaticano, foi consagrado arcebispo na Índia, seu país natal.

Segundo o Vatican News, site oficial de notícias da Santa Sé, dom Koovakad, encarregado das viagens papais e funcionário da Secretaria de Estado da Santa Sé, foi consagrado arcebispo titular de Nisibi dos Caldeus, na catedral siro-malabar de Santa Maria, em Changanacherry, estado de Kerala, Índia.

A Igreja tem mais de 20 ritos orientais, todos em comunhão com o papa. O novo arcebispo pertence ao rito siro-malabar, surgida com são Tomé apóstolo, que é a maior Igreja Católica Oriental da Índia.

O rito de consagração episcopal de dom Koovakad foi conduzido pelo arcebispo-mor dos siro-malabares, dom Raphael Thattil.

Os outros consagrantes foram o arcebispo de Changanacherry, dom Thomas Tharayil; e dom Edgar Peña Parra, substituto para assuntos gerais da Secretaria de Estado da Santa Sé.

O arcebispo-mor dos Siro-Malankars, outro rito oriental na Índia, cardeal Cleemis Baselios, fez a homilia. Também participaram alguns colaboradores escritório da Secretaria de Estado que organiza as viagens papais.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

No final da missa, dom Peña Parra manifestou, em nome do secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, disse que a criação cardinalícia do novo arcebispo é um “claro reconhecimento da fé e da bondade de toda a Igreja na Índia”.

Quem é o novo arcebispo e futuro cardeal da Índia?

Dom George Jacob Koovakad nasceu em Chethipuzha, Índia, em 11 de agosto de 1973. Tem 51 anos e será um dos mais jovens cardeais do Colégio Cardinalício.

Foi ordenado sacerdote em 24 de julho de 2004, incardinando-se na arquieparquia de Changanacherry. Depois de se formar em Direito Canônico, entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1º de julho de 2006.

Trabalhou nas nunciaturas da Argélia, Coreia, Irã e Costa Rica. Desde 10 de julho de 2020 exerce funções na Secretaria de Estado, na seção de Assuntos Gerais.

Em 2021, o papa Francisco o encarregou de organizar viagens papais.