Uma pequena cidade insular no norte da Itália fará uma réplica da lagoa local em um presépio para a praça de São Pedro. É a primeira vez que o presépio do Vaticano terá uma lagoa.

“Não há apenas o trabalho por trás disso, mas há o amor, há a paixão de todos”, disse Andrea de Walderstein, arquiteto, designer e gerente de construção do presépio, à CNA, agência em inglês da EWTN News.

“Somos os primeiros a levar água para São Pedro”, disse ele. O presépio reproduzirá a lagoa de Grado, cidade com cerca de 8 mil pessoas que fica em uma ilha e península adjacente no mar Adriático entre Veneza e Trieste.

Walderstein disse que lagoa terá quase 30 metros de comprimento e mais de 13 metros de largura. Ela está sendo montada “praticamente como um Lego”, disse o arquiteto. Só o aterro da “lagoa” requer 102 tijolos de isopor.

 

Preparativos para o presépio e a lagoa na praça de São Pedro. Crédito: Hannah Brockhaus/CNA.
Preparativos para o presépio e a lagoa na praça de São Pedro. Crédito: Hannah Brockhaus/CNA.

Embora não tenham revelado todas as surpresas, de Walderstein e Antonio Boemo, o coordenador e líder do projeto, disseram à CNA que a réplica da lagoa será ambientada no início dos anos 1900 e contará com uma praia, ilhas, barcos, animais e representantes dos habitantes da cidade.

A cena, que será inaugurada no sábado (7), também contará com os casoneri, os pescadores que costumavam viver em cabanas nas ilhas da lagoa de Grado. Segundo a Santa Sé, os pescadores e as mulheres tradicionalmente só vinham à vila todos os anos na Páscoa e no Natal.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Maria, José e o menino Jesus estarão dentro de uma das cabanas dos pescadores, chamada de casone.

"O que nos interessa é que as pessoas admirem, fiquem curiosas e entendam os sentimentos que temos quando vamos à lagoa", disse Boemo.

Mas trazer um grande corpo de água para a Praça de São Pedro representou um desafio importante: como evitar que as gaivotas de Roma a transformassem em um bebedouro gigante para pássaros.

Essa era uma grande preocupação para o Vaticano, disse Walderstein. "Então, criamos um sistema com máquinas ultrassônicas para mantê-las afastadas".

A ideia de Boemo para um presépio com a lagoa de Grado surgiu anos atrás. Ele disse à CNA que uma proposta foi enviada ao Vaticano em 2016 e que ele está muito feliz por finalmente ver seu sonho se tornar realidade.

Ele contou que este projeto envolveu toda a comunidade de Grado, com 40 pessoas fisicamente envolvidas na construção e estima-se que 500 moradores da cidade participarão da inauguração.

O arquiteto de Walderstein também disse que, depois de ter sido originalmente contratado apenas para fazer o projeto da lagoa, também "fará a obra, porque eu realmente gosto de tocá-la com minhas próprias mãos e construí-la com minhas próprias mãos".

"Tenho que agradecer a Antonio, que me envolveu nesta aventura. Estou muito feliz", disse ele.