9 de dez de 2024 às 09:23
O bispo da eparquia dos santos Pedro e Paulo de Melbourne para os católicos ucranianos na Austrália, Nova Zelândia e Oceania, cardeal Mykola Bychok, aos 44 anos se tornou o cardeal mais jovem do mundo. Ele foi criado cardeal pelo papa Francisco no consistório de sábado (7).
O site da Igreja católica ucraniana na Austrália diz, que o novo cardeal pertence a uma igreja de rito oriental, razão pela qual usa “uma túnica púrpura de acordo com a antiga tradição de Kiev”, ou seja, de acordo com a tradição dos monges cristãos orientais, “adornados com imagens bordadas dos santos Pedro e Paulo”.
“Na cabeça usa um koukoul [ou koukoulion] preto segundo a tradição monástica ucraniana, ao estilo da União de Brest do século XVII e decorado com uma fina borda vermelha”, acrescenta.
O novo cardeal, com menos de 80 anos, é eleitor em um eventual conclave para eleger um novo papa, leva no peito um medalhão com uma imagem de Nossa Senhora.
Na cerimônia, o papa Francisco colocou o solidéu e o barrete vermelho correspondentes em todos os cardeais. No cardeal Bychok colocou o koukoulion em sua cabeça.
A União de Brest ou União de Brześć foi a decisão que o metropolita de Kiev tomou em 1596, de romper a sua dependência do patriarca ortodoxo de Constantinopla e entrar em plena comunhão com a Igreja Católica, sob a autoridade do papa em Roma.
Os ritos orientais na Igreja Católica e o rito ucraniano
O site dos católicos ucranianos na Austrália diz que “a Igreja Católica Ucraniana (UCC) é uma Igreja católica oriental em plena comunhão com a Sé Apostólica”.
“Com mais de 5,5 milhões de fiéis, é a maior das vinte e três igrejas orientais da comunidade católica mundial, a segunda em número depois da Igreja latina (Católica Romana). A UCC é chefiada pelo arcebispo-mor de Kiev e Halych, sua beatitude Sviatoslav (Shevchuk).”
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Esta igreja tem “um rito próprio, que tem origem na tradição constantinopolitana, e preserva a sua herança litúrgica, teológica, espiritual e disciplinar nas circunstâncias culturais e históricas do seu povo”.
O rito ao qual pertencem a maioria dos católicos do mundo ocidental é o latino.
“A Ucrânia está no meu coração”
“Temos um título especial na Igreja, mas devemos lembrar quem somos: seres humanos, dependentes de Deus”, disse o novo cardeal depois do consistório de sábado (7), segundo o Vatican News, site oficial de notícias da Santa Sé.
Depois de comentar que não esquece o seu país natal, agora devastado pela guerra, o cardeal de 44 anos diz: “Sou bispo na Austrália, cardeal da Igreja universal, mas a Ucrânia está no meu coração”, e pede orações pelos ucranianos.
Quem é o cardeal mais jovem do mundo?
Mykola Bychok CSR nasceu em 13 de fevereiro de 1980 em Ternopil, Ucrânia. Foi ordenado sacerdote em 2005.
Em 2020 foi nomeado bispo da eparquia católica ucraniana dos Santos Pedro e Paulo de Melbourne. Em 7 de junho de 2020, festa de Pentecostes segundo o calendário juliano, foi consagrado bispo na Catedral de São Jorge, Lviv.
Seu lema episcopal é Пресвятая Богородице, спаси нас (Santa Mãe de Deus, salva-nos). Ontem recebeu o título de S. Sofia pela Via Boccea.