10 de dez de 2024 às 13:01
O papa Francisco criou 21 cardeais no décimo consistório de seu pontificado no último sábado (7). A cada cardeal é sempre designada uma igreja de Roma, como presbítero ou diácono, porque eles são membros titulares ou honorários do clero de Roma, cidade da qual o papa é bispo.
Os cardeais recebem uma igreja titular em Roma mas não têm direitos de governança sobre ela e não podem interferir em sua administração.
Eles podem aconselhar, dar apoio financeiro ou patrocinar de alguma outra forma sua igreja titular. Os cardeais tomam posse formal de sua igreja depois de se tornarem cardeais em um consistório, e podem visitar sua igreja, ouvir confissões, celebrar missas na igreja e liderar peregrinações em coordenação com a equipe da igreja ou paróquia.
Por costume, cada cardeal é nomeado para uma posição dentro do colégio: cardeal bispo, cardeal sacerdote ou cardeal diácono. Cada cardeal recebe uma igreja titular conforme com a posição que possui. Os cardeais bispos são os membros mais antigos do colégio, ocupam os cargos mais importantes na Cúria Romana ou são patriarcas orientais. Com exceção dos patriarcas, os cardeais bispos recebem o título de uma das sedes suburbicárias, ou subirbanas, ao redor de Roma.
O maior grupo de cardeais é o dos cardeais sacerdotes. Eles são, em sua maioria, bispos e arcebispos que lideram dioceses e arquidioceses em algum lugar do mundo, ou funcionários da Cúria Romana que escolheram ser promovidos das fileiras de cardeais-diáconos depois de dez anos.
Os cardeais diáconos são principalmente funcionários da Cúria Romana e outros sacerdotes e bispos.
Se um cardeal diácono passar das fileiras de cardeais diáconos para cardeais sacerdotes, habitualmente ele vai receber um título apropriado para um cardeal sacerdote ou possivelmente vai pedir que sua diaconia seja elevada a um título pelo tempo em que a detiver. Se um cardeal sacerdote for elevado à categoria de cardeal bispo, habitualmente ele vai receber um título para uma sé suburbicária.
Ao criar 21 cardeais, o papa Francisco atribuiu a cada um deles um título ou diaconia. Segue abaixo a lista de cardeais e suas igrejas titulares:
● Cardeal Angelo Acerbi, ex-núncio: Santi Angeli Custodi a Città Giardino (diaconia)
● Cardeal Carlos Gustavo Castillo Mattasoglio de Lima, Peru: Santa Maria delle Grazie a Casal Boccone (titular)
● Cardeal Vicente Bokalic Iglic, CM, de Santiago del Estero, Argentina: Santa Maria Maddalena em Campo Marzio (titular)
● Cardeal Luis Gerardo Cabrera Herrera, OFM, de Guayaquil, Equador: Sacra Famiglia di Nazareth a Centocelle (titular)
● Cardeal Fernando Natalio Chomalí Garib de Santiago, Chile: San Mauro Abate (titular)
● Cardeal Tarcisio Isao Kikuchi, SVD, de Tóquio, Japão: San Giovanni Leonardi (titular)
● Cardeal Pablo Virgilio Siongco David de Kalookan, Filipinas: Trasfigurazione di Nostro Signore Gesù Cristo (titular)
● Cardeal Ladislav Nemet, SVD, de Belgrado, Sérvia: Santa Maria Stella Maris (titular)
● Cardeal Jaime Spengler, OFM, de Porto Alegre, Brasil: San Gregorio Magno alla Magliana Nuova (titular)
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
● Cardeal Ignace Bessi Dogbo de Abidjan, Costa do Marfim: Santi Mario e Compagni Martiri (titular)
● Cardeal Jean-Paul Vesco, OP, de Argel, Argélia: Sacro Cuore di Gesù agonizzante a Vitinia (titular)
● Cardeal Dominique Joseph Mathieu, OFM Conv., de Teerã e Isfahan, Irã: Santa Giovanna Antida Thouret (titular)
● Cardeal Roberto Repole de Turim, Itália: Gesù Divino Maestro alla Pineta Sacchetti (titular)
● Cardeal Baldassare Reina, vigário da Diocese de Roma: Santa Maria Assunta e San Giuseppe a Primavalle (titular)
● Cardeal Francis Leo de Toronto, Canadá: Santa Maria della Salute a Primavalle (titular)
● Cardeal Rolandas Makrickas, arcipreste coadjutor da basílica de Santa Maria Maior de Roma: Sant’ Eustachio (diaconia)
● Cardeal Mykola Bychok, CSSR, eparca dos Santos Pedro e Paulo de Melbourne dos Ucranianos (bispo ucraniano na Austrália), Austrália: Santa Sofia a Via Boccea (titular)
● Cardeal padre Timothy Radcliffe, OP, teólogo: Santissimi Nomi di Gesù e Maria in via Lata (diaconia)
● Cardeal padre Fabio Baggio, CS, subsecretário e chefe da seção para migrantes e refugiados no dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé: San Filippo Neri in Eurosia (diaconia)
● Cardeal George Jacob Koovakad, organizador das viagens papais: Diaconia San Antonio di Padova a Circonvallazione Appia (diaconia)
● Cardeal Domenico Battaglia, arcebispo de Nápoles, Itália: San Marco in Agro Laurentino (titular)
Normalmente, cardeais são nomeados para igrejas titulares que ficaram vacantes por morte ou transferência do titular anterior. No consistório no último sábado (7), havia 12 títulos vacantes e nove diaconias vacantes. Francisco preencheu sete dos títulos vacantes e cinco das diaconias vacantes. Os nove restantes foram constituídos no próprio dia do consistório pelo papa Francisco.
Para o seu décimo consistório, Francisco atribuiu nove títulos: Santa Maria delle Grazie a Casal Boccone ao cardeal Carlos Castillo Mattasoglio; Santa Maria Maddalena em Campo Marzio ao cardeal Vicente Bokalic Iglic; Sacra Famiglia di Nazareth a Centocelle ao cardeal Luis Gerardo Cabrera Herrera; San Mauro Abate ao cardeal Fernando Natalio Chomalí Garib; San Giovanni Leonardi ao cardeal Tarcísio Isao Kikuchi; Santa Maria Stella Maris ao cardeal Ladislav Nemet; Santi Mario e Compagni Martiri ao cardeal Ignace Bessi Dogbo; San Giovanni Antida Thouret ao cardeal Dominique Joseph Mathieu; e Santa Maria Assunta e San Giuseppe a Primavalle ao cardeal Baldassare Reina.
A maioria das igrejas titulares se localiza nos municípios suburbanos que circundam o centro de Roma, e a Santa Maria Stella Maris fica em Óstia, no litoral.
Francisco parece querer que os cardeais tenham suas igrejas em todos os cantos da extensa diocese romana. Só um título, Santa Maria Maddalena in Campo Marzio, fica no centro histórico de Roma, e o papa deliberadamente deixou vacantes vários títulos importantes, como a basílica de Santa Sabina, no monte Aventino, vacante desde 2022.
No total, desde o início de seu pontificado e em dez consistórios diferentes, o papa Francisco instituiu 41 títulos presbiterais e quatro títulos diaconais. Até o momento, há 184 títulos presbiterais existentes e 71 diaconias.