A teologia do corpo de são João Paulo II foi tema de aprofundamento sobre vida e família que aconteceu em plena floresta amazônica, numa paróquia de Apuí (AM). O município do sul do Estado do Amazonas fica a 453 km de Manaus. Mais de 100 participantes refletiram sobre a linguagem do corpo humano como expressão do amor verdadeiro, fundamentado na entrega e no respeito mútuos.

O aprofundamento aconteceu no sábado (7) na paróquia de São Sebastião, na diocese de Humaitá (AM), liderada pelo pároco padre Elismael Ferreira, pelo vigário paroquial padre Jovezon Vinhorque, com o apoio da pastoral familiar e da colaboradora paroquial Carla Kramer. O professor de bioética Êndel Alves também ajudou no aprofundamento.

“A família é a primeira e a principal responsável pela transmissão da fé e necessita estar em constante aperfeiçoamento através da oração e do estudo”, disse Carla Kramer à ACI Digital.

O encontro falou da família como espaço central da vida e da educação, abordando temas como a sexualidade como um dom divino, afetividade, moral, bioética e fundamentos antropológicos. Também buscou capacitar os participantes a enfrentarem o tema do aborto, uso de contraceptivos e banalização da sexualidade.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Para Kramer, a formação foi um “marco importante” para que “novas ações aconteçam” na Pastoral Familiar da paróquia. Os conteúdos do aprofundamento “contribuíram para entender como viver uma vida conjugal segundo os desígnios de Deus” e para dar aos pais um “suporte nas questões relacionadas à afetividade e espiritualidade dos filhos”.

Ela disse que embora as famílias recebam muitas influências externas contrárias aos valores cristãos, “percebe-se também um retorno à sacralidade”, pois muitos casais da paróquia já moravam juntos, tinham suas famílias formadas e “agora procuram o Sacramento do Matrimônio”.

Todos os temas do aprofundamento foram abordados à luz dos documentos magisteriais da Igreja e da bioética personalista desenvolvida por são João Paulo II, que enxerga a sexualidade e a procriação dentro de uma visão integral da dignidade humana.

A paróquia também promoveu uma conferência sobre os desafios da família na atualidade, reunindo representantes de diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública e assistência social. Membros do conselho tutelar, gestores e outros profissionais participaram, reforçando a necessidade de uma abordagem intersetorial para apoiar as famílias.