12 de dez de 2024 às 15:29
O papa Francisco recebeu hoje (12) no Vaticano membros do seminário maior interdiocesano “Apóstol Santiago”, na Espanha, e os convidou a viver a sua formação para o sacerdócio em peregrinação, com o objetivo de se tornarem “pastores do povo de Deus”.
O seminário, criado recentemente, surge da união dos centros de formação da arquidiocese de Santiago de Compostela e de duas de suas dioceses sufragâneas, Tui-Vigo e Mondoñedo-Ferrol. Essa fusão ocorreu depois de uma visita apostólica aos seminários espanhóis no ano passado, seguida de um encontro com o papa Francisco em novembro do ano passado.
Os 22 seminaristas do centro participaram, acompanhados pelo arcebispo de Santiago, dom Francisco José Prieto, pelo bispo de Mondoñedo-Ferrol, Dom Fernando García Cadiñanos e pelo bispo de Tui-Vigo, dom Valín Valdés.
Francisco falou sobre esse novo tipo de formação ao iniciar seu discurso, agradecendo aos seminaristas a sua disponibilidade e encorajando-os a “a seguir adiante com força e esperança renovadas”.
O papa comparou a formação sacerdotal ao caminho de Santiago de Compostela, ao dizer que, assim como os peregrinos, os seminaristas sentem um apelo que “impele a sair”, a empreender uma “aventura” e por fim chegar à meta, em que o objetivo é ser “pastores do Povo de Deus”, forjados segundo “a medida do Coração de Cristo, humilde e misericordioso”.
O papa Francisco disse aos seminaristas que no caminho “no caminho não estais sozinhos” e exortou-os a não terem medo de “abrir vosso coração ao Senhor e de deixar que Ele vos acompanhe, para que possa moldar vossa vida”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Não vos esqueçais de que encontrareis muitas pessoas diferentes ao longo do caminho, algumas podem estar passando por momentos difíceis, podem estar feridas ou podem não conhecer Deus. Sede para todas elas testemunhas da alegria do Evangelho, oferecendo-lhes a ternura e o conforto do Senhor”, disse Francisco.
O papa também pediu que os seminaristas sejam como “as setas amarelas” que mostram o caminho de Santiago de Compostela, orientando para Jesus, especialmente por ocasião do Jubileu 2025.
“Por favor, quando voltarem, peçam a são Tiago apóstolo que interceda por mim”, disse o papa ao concluir seu discurso.
A Igreja na Espanha tem 86 seminários distribuídos em 55 casas de formação, o que significa que nem todos têm uma estrutura de formação individualizada.
No ano letivo 2022-2023, a Espanha teve menos de mil seminaristas pela primeira vez, tendência que se repetiu no atual ano letivo.