A recém restaurada catedral de Paris celebrou ontem (12) a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, imperatriz da América.

A missa em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe no âmbito da oitava da reabertura da igreja mais importante da França.

Um lugar de destaque na celebração é a capela onde está entronizada uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, que não foi danificada no incêndio de abril de 2019.

Uma banda de mariachis, músicos mexicanos, cantaram ontem a música Las Mañanitas a Nossa Senhora de Guadalupe, como costuma ser feito na basílica de Nossa Senhora de Guadalupe na Cidade do México.

Martín Muñoz Ledo, coroinha mexicano que considerou "uma honra e uma alegria" participar na cerimônia de reabertura de Notre Dame em 7 de dezembro e na primeira missa de 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, também foi ontem à missa na catedral de Paris.

Ledo, que faz doutorado em história na Universidade Sorbonne, em Paris, fez a primeira leitura da missa, extraída do livro de Isaías.

“Para mim é um orgulho podermos celebrar Nossa Senhora de Guadalupe em Notre Dame. É uma grande alegria poder celebrar isso em outro lugar que não o México, poder viver as tradições mexicanas fora do país e mostrar ao mundo que existem diferentes formas de viver a fé”, disse o mexicano à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.

“Sei que não só em Paris se celebra Nossa Senhora de Guadalupe, mas em lugares como Lourdes, onde existe um espaço na basílica, ou em Taiwan, onde há quase mais de dez anos foi colocado um mosaico fora da paróquia do Filipinos”, disse Ledo.

O coroinha mexicano disse também que “é uma grande alegria poder contar com a nossa Mãe em todas as partes do mundo”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Como Nossa Senhora de Guadalupe chegou a Notre Dame?

O jornal semanal Desde la Fe , da arquidiocese primaz do México, diz que em 1938 a Conferência Episcopal Mexicana (CEM) iniciou procedimentos para entronizar uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe em Notre Dame.

A CEM escreveu ao venerável papa Pio XII pedindo a sua autorização, que o papa concedeu. Mas, devido à Segunda Guerra Mundial, a entronização só ocorreria em 26 de abril de 1949.

A cerimônia foi celebrada pelo então arcebispo de Paris, cardeal Emmanuel Suhard; pelo então arcebispo do México, dom Luis María Martínez, Arcebispo do México; e o então núncio apostólico na França, dom Angelo Roncalli, futuro papa são João XXIII.

Onde fica a capela de Nossa Senhora de Guadalupe em Notre Dame?

A capela de Nossa Senhora de Guadalupe fica na área atrás do altar-mor, na área oposta à sacristia de Notre Dame.

Uma inscrição ao lado da capela que fala sobre a imagem da Mãe de Deus diz em francês, inglês e espanhol: “Nossa Senhora de Guadalupe, estrela da manhã, guia-nos pelo caminho da fé, da esperança e caridade”.

Geralmente são celebradas duas missas na catedral: às 10h30 e às 18h30 (horário local). As vésperas, orações da tarde na Igreja, são rezadas às 17h45.

Algumas décadas depois, em 25 de setembro de 2013, seria colocada na capela uma imagem de são Juan Diego, o indígena em cuja tilma foi impressa a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe.

Na capela também havia uma imagem do Senhor dos Milagres, a devoção mais importante do Peru, que também é celebrada em Paris.

Mais em