O papa Francisco recebeu hoje (13) no Vaticano o primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, e pediu paz no Oriente Médio.

“Ao expressar satisfação pelo cessar-fogo alcançado no sul do país, foi reiterada a esperança de que a coexistência pacífica de diferentes religiões continue a caracterizar a identidade do Líbano e seja de ajuda e apoio à paz no Oriente Médio”, disse a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Os combates entre Israel e o grupo terrorista islâmico Hamas, iniciada com o ataque do Hamas a Israel de 7 de outubro de 2023, em que mais de 1,2 mil pessoas morreram e mais de 200 pessoas foram sequestradas, estendeu-se ao Líbano há poucos meses, porque o Hezbollah, milícia radical islâmica xiita patrocinada pelo Irã como o Hamas, atacou o norte de Israel em apoio ao Hamas. A contra-ofensiva israelense matou milhares de pessoas e fez com que um convento franciscano da Custódia da Terra Santa fosse fechado.

“Além disso, foi abordada a situação socioeconômica na Terra dos Cedros, também marcada pela ausência prolongada da eleição do presidente da República”, diz também o texto.

O cargo de presidente do Líbano está vago desde novembro de 2022.

No encontro, segundo a Santa Sé, “foi sublinhada a importância das boas relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Líbano e a importância da contribuição da Igreja Católica e da componente cristã para o bem do país”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Ao fim do encontro com o papa Francisco, Najib Mikati encontrou-se com o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin; e o secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais da Santa Sé, dom Paul Richard Gallagher.

É a terceira vez que o papa Francisco recebe Mikati no Vaticano. A última vez foi em março do ano passado, quando ambos falaram sobre a crise socioeconômica sem precedentes no país e sobre a urgência de convocar novas eleições.

Segundo o Vatican News, serviço oficial de informações da Santa Sé, o papa Francisco entregou ao primeiro-ministro interino a escultura de bronze Diálogo entre Gerações, volumes de documentos pontifícios e a mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2024 em árabe, que o papa assinou para a ocasião.

Mikati deu a Francisco uma obra que representa a Natividade, criada por um sacerdote da Pontifícia Universidade Antonianum.