O papa Francisco disse hoje (16) no Vaticano a membros de uma comunidade filipina que vive na Espanha que eles têm um lar em cada país onde a Igreja está presente.

“É uma grande alegria para mim recebê-los na casa de São Pedro, na casa da Igreja. Vocês quiseram chamar sua missão em Madri de: 'Tahanan', uma palavra bonita que podemos traduzir como ‘morada’ ”, disse o papa à delegação filipina.

Por ocasião do aniversário de 25 anos da paróquia da Imaculada Conceição e São Lourenço Ruiz em Barcelona, ​​Espanha, o papa disse: “É verdade, a Igreja, onde quer que vamos, é sempre para nós uma morada, uma morada calorosa e acolhedora, e hoje a casa de Pedro também é para vocês como essa morada. Bem-vindos!”

A paróquia Imaculada Conceição e São Lourenço Ruiz foi fundada em 1999 para servir católicos filipinos que vivem e trabalham em Barcelona. É uma paróquia pessoal ligada à diocese de Imus, Filipinas.

Ao falar sobre as dificuldades que muitos migrantes enfrentam ao se estabelecer em outros países, o papa disse aos membros da comunidade filipina no exterior que vivem na Espanha que Nossa Senhora está próxima deles e não é indiferente às suas necessidades e preocupações.

“Nossa Bem-aventurada Mãe se apresenta a nós sobre estes espinhos, para que não percamos a esperança e possamos enfrentar os problemas, confiando em sua proteção e apoio”, disse o papa aos representantes paroquiais de Barcelona.

Ao falar sobre o exemplo de são Lourenço Ruiz — santo padroeiro dos migrantes, jovens e coroinhas filipinos — Francisco disse que o santo representa uma “integração de culturas” e também é um modelo inspirador de fé e missão.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“De fato, sua família, como a do cardeal [Luis Antonio] Tagle, tinha origens chinesas e filipinas que, junto com a espanhola que lhe deu a fé, criaram uma excelente mistura”, disse o papa.

“Por fim, quando chegou à terra que deveria acolhê-lo, Deus lhe pediu para testemunhar sua fé com a maior prova de amor: a oferta da própria vida”, disse também o papa Francisco.

Ao fim da audiência privada no Palácio Apostólico, o papa disse ter consideração pelo pró-prefeito do dicastério para a Evangelização da Santa Sé, o cardeal Luiz Antonio Tagle.

O cardeal Tagle também faz parte de outros dicastérios da Santa Sé, como o dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, e o dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

“Vamos imitá-los [Ruiz e Tagle]”, disse Francisco. “Ambos tiveram que deixar sua terra natal, mas ambos o fizeram abraçando Jesus. Confiando em Jesus, ambos enfrentaram dificuldades sem nunca perder a esperança, e ambos são exemplos de uma vida dedicada a servir a Deus no irmão”.

“Fazendo assim, poderemos construir a nossa ‘Tahanan’, aquela morada calorosa e acolhedora que, como Mãe, a nossa Igreja deve ser. Que o Menino Deus os abençoe e que a Virgem Santa os guarde”, disse o papa.