18 de dez de 2024 às 16:04
A Missão Jesus no Litoral, organizada pela Renovação Carismática Católica (RCC), leva o amor e a palavra de Deus aos moradores e visitantes do litoral do Paraná entre os dias 27 de dezembro e 5 de janeiro de 2025. A missão acontece há 21 anos e os participantes se inspiram no mandato do Senhor de ir ao mundo inteiro e anunciar o Evangelho a toda a criatura.
Os participantes chegam de várias dioceses do estado do Paraná ao município de Matinhos (PR), onde se hospedam em uma escola. Lá eles têm os seus momentos de espiritualidade, formação e descanso. Eles visitam os municípios vizinhos de Paranaguá, Guaratuba e a Ilha do Mel.
Uma característica dos missionários de Jesus no Litoral é o uso da camiseta laranja e a frase para anunciar a missão: “uma onda laranja vai invadir a sua praia para gritar ao mundo que Jesus te ama”.
A diocese de Guarapuava (PR) mandará oitos jovens para a missão. Ana Rita Rocha, coordenadora do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC), disse ao site da diocese de Guarapuava que “as missões se dão, o que a gente diz, missão porta-a-porta, onde os missionários vão fazer visitas nas casas”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Ela contou que há também a missão nas areias da praia. “A gente faz também os atendimentos com as pessoas que estão ali tirando férias, mas que muitas vezes estão distantes de Deus há muito tempo. Então, nós temos a oportunidade de chegar para ela e falar: ‘Jesus te ama, Jesus quer te encontrar, Jesus está com saudade’. Aquilo que o Senhor vai nos colocando, a gente vai falando”.
Segundo Ana Rita, há padres na missão disponíveis para atender confissões, inclusive na beira da praia. “Às vezes a pessoa faz muitos anos que não se confessa. A presença dos sacramentos também enriquece a missão”, disse.
Os missionários também vão ao encontro das pessoas em situação de rua. “A gente arrecada roupas para eles, fazemos marmitas, vemos as demais necessidades que eles precisam ali. Sabemos que há um grande número no litoral de pessoas nessa situação, então, a gente também está ali para atender dessa forma”, disse Ana Rita.
Para participar na missão Jesus no Litoral é preciso ter “maturidade, comprometimento, obediência, humildade”, disse ela. “Ser uma pessoa realmente fiel a Deus, que é exemplo, porque estamos trabalhando com pessoas, muitas vezes com a tristeza, a dor daquela pessoa. Então a gente precisa ter muito discernimento para isso”.