O papa Francisco rezou na audiência geral de hoje (18) pelas vítimas do ciclone Chido no território francês de Mayotte.

Antes de cumprimentar milhares de peregrinos na Aula Paulo VI, no Vaticano, o papa rezou diante das relíquias de santa Teresinha levadas a Roma por peregrinos franceses que participaram hoje da audiência geral do papa.

"Expresso minha proximidade a todos os habitantes do arquipélago de Maiote, devastado por um ciclone, e lhes asseguro minhas orações", disse o papa aos peregrinos. "Que Deus conceda descanso aos que perderam a vida, a assistência necessária aos necessitados e conforto às famílias que foram afetadas”.

Mayotte, o território ultramarino mais pobre da França, que fica no oceano Índico entre Madagascar e Moçambique, foi atingido por seu pior ciclone tropical em 90 anos, com ventos de mais de 190 km/h, segundo a Organização Meteorológica Mundial.

Embora os números oficiais não sejam claros e continuem a aumentar, teme-se que o ciclone deixou milhares de mortos ou feridos. Segundo a rede de televisão Al Jazeera, o primeiro-ministro francês, François Bayrou, disse ontem (17) que mais de 1, 5 mil pessoas ficaram feridas.

“Jesus Cristo, nossa esperança”

O papa Francisco deu início hoje a uma nova série de catequeses com tema "Jesus Cristo, nossa esperança", que, segundo Francisco, vai continuar por todo o Ano Jubilar 2025.

Ao iniciar o ciclo de catequeses série com reflexões sobre a genealogia e a infância de Jesus, o papa disse que os "Evangelhos da infância" de são Mateus e são Lucas, registrados no Novo Testamento, são contados através das perspectivas dos pais de Jesus na terra, Nossa Senhora e são José.

"É-nos apresentado Jesus recém-nascido, menino e adolescente, submisso aos seus pais e, ao mesmo tempo, consciente de ser totalmente dedicado ao Pai e ao seu Reino", disse Francisco.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

"A diferença entre os dois Evangelistas é que, enquanto Lucas narra os acontecimentos com os olhos de Maria, Mateus fá-lo com os olhos de José, insistindo sobre uma paternidade deveras inédita".

O papa Francisco falou também sobre as mulheres mencionadas na ancestralidade de Jesus e sua importância na história da salvação.

"As primeiras quatro mulheres estão unidas não por serem pecadoras, como às vezes se diz, mas por serem estrangeiras em relação ao povo de Israel", disse o papa.

"O que Mateus salienta é que, como escreveu Bento XVI, ‘através delas o mundo dos gentios entra... na genealogia de Jesus - torna-se visível a sua missão a favor de judeus e pagãos’ “ (A Infância de Jesus, Milão-Cidade do Vaticano 2012, 15).

Preparativos para o Natal, orações pela paz

Antes de dar a bênção, Francisco pediu aos peregrinos internacionais que se preparem espiritualmente para o Natal.

"O Natal está próximo e gosto de pensar que em suas casas há um presépio. Esse é um elemento importante de nossa espiritualidade e cultura. É uma maneira sugestiva de lembrar Jesus que veio habitar entre nós", disse o papa.

Ao rezar com peregrinos no salão, o papa Francisco pediu ao Príncipe da Paz que sua graça e paz encham o mundo.

"Não nos esqueçamos das pessoas que sofrem com a guerra: Palestina, Israel e todos aqueles que sofrem, Ucrânia, Mianmar. Não nos esqueçamos de rezar pela paz, pelo fim das guerras", disse Francisco.