A arquidiocese do Rio de Janeiro fez ontem (18) uma ceia de Natal para cerca de 700 pessoas em situação de rua na catedral de São Sebastião no Centro da cidade. O arcebispo, cardeal Orani João Tempesta, fez uma oração com os participantes, deu a bênção dos alimentos e os distribuiu a todos.

Todos os anos a catedral de São Sebastião faz a ceia de Natal para a população em situação de rua. “Temos um almoço diferenciado para comemorar grandes acontecimentos”, disse dom Orani aos participantes. “E o grande acontecimento agora essa semana, é que no dia 25 Deus vem morar perto da gente, próximo de cada um de nós, nasceu em Belém Jesus Cristo nosso Senhor. E nós gostaríamos que vocês participassem dessa alegria tendo um almoço diferenciado”.

O dia começou com um café-da-manhã, seguido de um momento de higiene pessoal, corte de cabelo e banho em preparação para a ceia.

Por volta de 12h, dom Orani fez uma oração com os participantes e ele mesmo distribuiu as quentinhas, kits de higiene, presentes e um panetone desejando que eles “experimentem o carinho do Senhor através desses sinais”, disse.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Na oração antes da bênção dos alimentos, o cardeal se dirigiu ao Pai para agradecer e louvar pelo dom da vida. “Nós pedimos Pai de bondade por esses nossos irmãos e irmãs para que experimentando o seu amor nesse dia de hoje possam encontrar em teu filho Jesus Cristo o Salvador, o libertador, a vida que tanto buscam. Nós pedimos cada vez mais que possamos viver a solidariedade e fraternidade”, disse dom Orani.   

A Pastoral Social da catedral faz vários serviços para a população em situação de rua ao longo do ano, como distribuição todos os domingos de mil pães e café com leite e campanhas de distribuição de roupas, agasalhos, cobertores e colchões. No local, há banheiros comunitários com chuveiros disponíveis para que eles possam fazer a sua higiene pessoal. Os agentes da pastoral também fazem o trabalho de acompanhamento e encaminhamento das pessoas em situação de rua para as clínicas de recuperação.  

Várias instituições contribuíram para fazer o almoço de Natal, entre elas estão as Missionárias da Caridade, o Santuário Cristo Redentor, as Irmãs da Fraternidade o Caminho, Aliança de Misericórdia, Comunidade Pequena Nuvem Buffet crepe do Jorge, Bella 2 comércio de descartáveis, Marinha do Brasil - comando-geral do corpo de fuzileiros navais, Instituto BAT Brasil - antiga Souza Cruz e SLB - Serviço de Petróleo e Gás.

“Agradecemos aos benfeitores que tornaram isso possível, e a toda a equipe social da catedral do Rio de Janeiro que dá a oportunidade de servir esse almoço de Natal para vocês”, concluiu dom Orani.