O cônego José Miguel Barata Pereira, do clero do patriarcado de Lisboa, foi nomeado bispo da Guarda. Ele substitui dom Manuel Felício, de 77 anos, que teve o pedido de renúncia por idade aceito pelo papa Francisco. Até agora, José Miguel era reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais.

“Apresento-me diante de vós para caminharmos juntos e com todos”, disse o bispo nomeado em mensagem à diocese da Guarda. Ele também pediu que “rezemos uns pelos outros” e que, “com os olhos postos no Jubileu dos 2025 anos do mistério da encarnação e do Natal do Senhor, vivamos este ano voltados para a esperança”.

O cônego José Miguel será ordenado bispo em 16 de março de 2025, às 16h, na Sé da Guarda. Até lá, dom Manuel Felício segue como administrador apostólico da diocese.

José Miguel Barata Pereira nasceu em 7 de novembro de 1971, em Lisboa.  Frequentou o pré-seminário de Lisboa e ingressou no Seminário de Almada, então pertencente ao patriarcado de Lisboa, e depois no Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais. Estudou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Foi ordenado padre do patriarcado de Lisboa em 29 de junho de 1996.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Foi prefeito do Seminário Menor de São José de Caparide em Estoril, de 1996 a 1999; membro do Conselho Presbiteral, no mesmo período; vice-reitor do Seminário Nossa Senhora da Graça, em Penafirme e colaborador nas Paróquias de Senhora da Luz, em A-dos-Cunhados, e de São Miguel, em Vimeiro, de 1999 a 2007; vigário forâneo de Torres Vedras, entre 2006 e 2007; professor de Educação Moral Religiosa Católica no Externado de Penafirme, de 2001 a 2007; assistente do Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas, entre 2006 e 2007; vice-reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais, de 2007 a 2011; diretor do pré-seminário, de 2009 a 2012; diretor do Setor de Animação Vocacional, de 2007 a 2017.

Desde 2011, é reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais e, desde 2007, secretário do Secretariado de Ação Pastoral e responsável pela Formação dos candidatos ao diaconato permanente. Desde 2012, é membro do conselho presbiteral e do conselho pastoral diocesano. Desde 2017, é membro do Capítulo dos Cônegos da Catedral Patriarcal.

É também membro da Equipe Regional do Centro Nacional de Escutas, assistente espiritual de duas equipes Cristo na Empresa da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), e assistente espiritual de três equipes de Nossa Senhora (ENS).