A festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem que acontece há mais de 200 anos em Salvador nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro na paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem começa no dia 27 de dezembro, a partir das 6h, com uma alvorada e queima de fogos.

A festa segue com um hasteamento da bandeira da devoção à Nossa Senhora da Boa Viagem e ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e em seguida, uma oração e lavagem do templo. Depois as celebrações continuam com um tríduo preparatório do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem entre os dias 28 a 30 de dezembro, às 19h, na paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

No dia 31 de dezembro, a festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes começa às 9h, com a descida ao mar da embarcação Galeota Gratidão do Povo, que conduzirá a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Às 15h, o arcebispo de Salvador, cardeal Sergio da Rocha celebrará uma missa de embarque, na paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Às 16h, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será trasladada para a Galeota e conduzida em procissão marítima até a basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro Comércio, em Salvador.

Já no 1º dia de 2025, as festividades iniciam às 8h, com uma missa na basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia. Em seguida, por volta das 10h, acontece a procissão terrestre até o píer da Capitania dos Portos, onde acontecerá o novo embarque da imagem do Senhor Bom Jesus na Galeota. Às 12h, acontece o encontro da imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem na Ponta do Humaitá, um acidente geológico na Península de Itapagipe. A seguir, as imagens seguem em procissão terrestre até a paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.