30 de dez de 2024 às 09:49
Dom Ângelo Ademir Mezzari foi nomeado hoje (30) arcebispo de Vitória (ES), substituindo dom Dario Campos, que teve o pedido de renúncia por idade aceito pelo papa Francisco. Até então, dom Ângelo era bispo auxiliar de São Paulo (SP).
“Devo dizer que recebi com trepidação este chamado e missão, ciente das minhas fragilidades e limitações, mas de coração aberto ao misterioso plano de Deus. Sustentado pela sua graça e obediente ao mandato da Igreja, dei o meu assentimento, acolhendo com humildade e confiança na Providência Divina, o chamado do Santo Padre, para amar e servir generosamente o rebanho que me confiou”, disse dom Ângelo em saudação à arquidiocese de Vitória.
“Nesta Igreja Sinodal, para a qual nos convoca papa Francisco, de comunhão, participação e missão, desejo convosco viver intensamente o Ano Santo 2025, que ora se inicia, o Jubileu da Esperança, pois ‘a esperança não engana’ (Rm 5, 5)”, escreveu.
“E como Peregrinos da Esperança, queremos todos realizar em plenitude o ‘encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus, «porta» de salvação (cf. Jo 10, 7.9); com Ele, que a Igreja tem por missão anunciar sempre, em toda a parte e a todos, como sendo a «nossa esperança» (1 Tm 1, 1)’”, disse ao citar a bula do Jubileu 2025.
Dom Ângelo Ademir Mezzari nasceu em 2 de abril de a1957, na localidade de Sanga do Engenho, município de Nova Veneza, atualmente Forquilhinha (SC). É o mais velho de sete filhos.
Em fevereiro de 1969, ingressou no Seminário Rogacionista Pio XII, em Criciúma (SC), onde fez o ensino fundamental e médio. Fez o noviciado em Bauru (SP), em 1980, e a primeira profissão religiosa em 31 de janeiro de 1981. Professou os votos perpétuos na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus, em janeiro de 1984, em Criciúma (SC).
Estudou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo (SP), e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista. Foi ordenado padre em 22 de dezembro de 1984, em Forquilhinha.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Cursou Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal do Paraná , entre 1986 e 1989, e completou o mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Faculdade Assunção, da arquidiocese de São Paulo, em 2003.
Na Congregação Rogacionista, foi formador, atuou na pastoral vocacional, a assistência social, na educação e na comunicação. Foi conselheiro da Província Rogacionista São Lucas, que inclui Brasil, Argentina e Paraguai, por três mandatos, entre 1989 e 1998. Também foi superior provincial por dois mandatos, de 2002 a 2010, e superior geral, em Roma, de 2010 a 2016.
Também atuou junto à Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi colaborador e membro do grupo de assessoria vocacional e ajudou na realização dos Congressos Vocacional do Brasil.
Em outubro de 2016, tornou-se superior da Comunidade Religiosa Rogacionista em Bauru e pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças.
Em julho de 2020, foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo e recebeu a ordenação episcopal em 19 de setembro do mesmo ano. Na arquidiocese de São Paulo, foi vigário episcopal na Região Ipiranga.
Em abril de 2023, na 60ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, ara mandato que vai até 2027.
A posse de dom Ângelo Mezzari na arquidiocese de Vitória será em 22 de fevereiro de 2025, na catedral metropolitana de Nossa Senhora da Vitória, na capital capixaba.