31 de dez de 2024 às 13:18
A arquidiocese do Rio de Janeiro promoveu um encontro de missionários digitais da cidade, no sábado (28), na catedral metropolitana de São Sebastião. O objetivo o ArqRio Digital foi promover a comunhão, fortalecer o compromisso com a evangelização e ouvir suas perspectivas e demandas, segundo a arquidiocese.
Participaram do encontro 30 pessoas, como o cantor Joaquim, que tem 495 mil seguidores no seu perfil no Instagram, no qual promove a devoção a São José, e o organizador do evento, diácono Alexandre Varela, dono perfil O Catequista, que tem 162 mil seguidores e se propõe a ensinar o catecismo e o evangelho.
“A arquidiocese quer oferecer aos missionários, continuou ele, o “apoio espiritual e institucional para ajudá-los a cumprir a missão que se propõem a fazer”, disse o diácono Varela à ACI Digital.
O lugar do missionário digital dentro da Igreja e qual é o tratamento que a Igreja tem que dar aos influencers, que é diferente ao tratamento dado à imprensa ou aos agentes da pastoral da comunicação, foi um dos temas do encontro.
A arquidiocese pretende continuar acompanhando os missionários em encontros bimestrais com o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O ArqRio Digital surge do projeto global A Igreja te escuta, que visa conectar evangelizadores digitais de todo o mundo. No Brasil essa iniciativa deu origem em julho passado ao 1º Encontro Nacional de Missionários Digitais, que reuniu 80 influenciadores católicos, no Santuário Nacional Aparecida. Em outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fez um encontro que reuniu 17 padres que evangelizam no ambiente digital, na sua sede em Brasília.
No encontro do Rio, participaram três assessores da pastoral digital que está sendo criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Raylson Araújo, Larissa Fernandes e Gustavo Andrade. Eles falaram sobre o trabalho que está sendo feito a nível nacional com os influenciadores digitais.
O secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, monsenhor Lucio Adrian Ruiz, deu uma conferência online sobre o que ele espera e o que a Igreja entende como missionário digital. Ele também convidou os presentes para o Jubileu dos missionários digitais que será em julho de 2025 em Roma.
O termo “missionário digital” surgiu no número 17 do Relatório Síntese do Sínodo da Sinodalidade 2023 que trata sobre os missionários no ambiente digital.