7 de jan de 2025 às 16:18
A cidade de Natal (RN) celebrou ontem (6) os Santos Reis, copadroeiros da cidade, com missa e procissão solene. A solenidade da Epifania, ou dia dos Santos Reis, celebra a visita dos três Reis Magos, Gaspar, Baltasar e Belchior, ao menino Jesus segundo narra o evangelho de são Mateus.
Os fiéis de Natal levaram a imagem dos três reis magos em um andor decorado com flores pelas ruas do bairro Santos Reis. Três crianças vestidas de reis iam à frente da imagem abrindo a procissão. Em todo o trajeto, os fiéis rezavam e cantavam. Os moradores participaram das janelas e calçadas de suas casas.
A procissão terminou com a missa solene celebrada por monsenhor José Silvio de Brito, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Na homilia, ele falou da importância de celebrar os Santos Reis no ano do Jubileu 2025, celebrado em toda a Igreja. “A todos os irmãos e irmãs que vêm a esta festa para celebrar com alegria este momento tão importante da Festa de Reis, recordo que, no último dia 24, o papa Francisco abriu a Porta Santa em Roma, inaugurando o Ano Santo com o tema ‘Peregrinos da Esperança’”, disse. “Faço aqui uma conexão com o tema central desta festa: a exemplo dos Santos Reis, que sejamos também sempre peregrinos da esperança e disseminadores da fé e do amor de Deus”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O Dia de Santos Reis é feriado municipal em Natal (RN). O bairro dos Santos Reis foi um dos primeiros locais habitados pelos portugueses no século XVI. O bairro cresceu em torno da Fortaleza dos Reis Magos, onde segundo registros, foi inaugurada uma capelinha dedicada aos Santos Reis em 1633 que se tornou um local de peregrinação e um dos principais símbolos religiosos da cidade.
O Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis foi construído em 1936 e é reconhecido como um patrimônio material cultural e religioso do estado do Rio Grande do Norte.
No santuário, a celebração começou no dia 28 de dezembro com novena, missas e orações. Nesse período, as imagens dos magos foram colocadas em diferentes locais, simbolizando o caminho deles até a manjedoura.