8 de jan de 2025 às 11:06
No total, 545.532 peregrinos de todo o mundo já cruzaram a porta santa da basílica de São Pedro, no Vaticano, duas semanas depois da abertura oficial do Jubileu da Esperança.
Segundo o dicastério para a Evangelização da Santa Sé, centenas de grupos de fiéis já fizeram a sua peregrinação , começando pela renovada Piazza Pia de Roma e avançando em oração ao longo da Via della Conciliazione até chegar à basílica de São Pedro.
O pró-prefeito do dicastério para a Evangelização da Santa Sé, dom Rino Fisichella, disse que “esse é um começo muito significativo” com um grande afluxo de pessoas.
Dom Fisichella disse que os grupos de peregrinos que chegam à Via della Conciliazione, a larga rua que leva à basílica de São Pedro, “dão um testemunho importante”, que disse ser “um sinal da grande percepção de segurança e proteção que os peregrinos na cidade de Roma e ao redor das quatro basílicas papais experimentam”.
O arcebispo falou também sobre a estreita colaboração da Santa Sé e do dicastério com as forças de segurança italianas, do Vaticano, e com a prefeitura de Roma, para garantir a segurança.
Prevê-se a chegada de 30 milhões de pessoas no Jubileu 2025 e, dados os números dos primeiros dias, espera-se um aumento constante de peregrinos.
“Nestas primeiras duas semanas houve algumas dificuldades na gestão do fluxo que deverão ser avaliadas ao longo do tempo”, disse dom Fisichella.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O arcebispo disse também que os envolvidos trabalham “incansavelmente para garantir aos peregrinos um acolhimento e uma experiência que corresponda às suas expectativas”.
Segundo o dicastério da Santa Sé, já começaram os preparativos em todo o mundo para viajar a Roma nos próximos meses, com a participação de muitas crianças, jovens, adultos e idosos que já entraram no clima jubilar com as celebrações de abertura do Ano Santo.
O dicastério diz também que, para fazer uma peregrinação às portas santas, devido às longas filas de fiéis, é necessário fazer reservas antecipadas no site do Jubileu 2025.
O dicastério falou também sobre as milhares de pessoas que lotaram as quatro basílicas papais nos dias das celebrações da abertura das portas santas, muitas vezes enchendo também as praças em frente às basílicas.
Desde 5 de janeiro , peregrinos já podem passar pelas portas santas das quatro basílicas papais de Roma: São Pedro, Santa Maria Maior, São João de Latrão e São Paulo Fora dos Muros.
O primeiro grande acontecimento do Ano Santo será o Jubileu do Mundo das Comunicações, de 24 a 26 de janeiro. Espera-se que milhares de jornalistas, especialistas em comunicação e trabalhadores da mídia de todo o mundo compareçam a Roma.