6 de fev de 2025 às 15:53
A Santa Sé aprovou os estatutos da Federação Regnum Christi (FRC) “de forma definitiva”. O Colégio Diretivo Geral da FRC disse ontem (5) que esse reconhecimento “reafirma a validade do caminho percorrido e fortalece o compromisso de viver nosso carisma com confiança e coragem, em comunhão com a Igreja e a serviço da missão”.
O reconhecimento oficial pela Igreja é a conclusão de um processo de renovação iniciado em 2010, depois que inúmeros abusos sexuais e de poder vieram à tona, afetando, em primeiro lugar, Marcial Maciel, fundador dos Legionários de Cristo. Em 2019, os Estatutos da Federação foram aprovados “ad experimentum (em caráter experimental) por cinco anos”.
A FRC se define como uma "família espiritual e corpo apostólico" com quatro vocações: Legionários de Cristo , leigos consagrados , mulheres consagradas e leigos, que dividem o carisma, a espiritualidade e a missão.
A FRC é governada por um Colégio Diretivo Geral composto pelos diretores dos Legionários de Cristo, consagradas, leigos consagrados, além de dois representantes dos leigos (com voz e voto consultivo), auxiliados por uma Plenária.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A Santa Sé, por meio do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, espera que os novos estatutos “ajudem a promover o carisma comum” e incentivem “a colaboração em vista da missão que lhes foi confiada pela Igreja”.
Na Primeira Convenção Geral do FRC no ano passado, seus membros ratificaram que os estatutos “expressam adequadamente” o carisma e o funcionamento da instituição. Essa resolução foi submetida à Santa Sé que, depois de examiná-la, finalmente a aprovou em 16 de dezembro do ano passado.
“Essa aprovação representa um reconhecimento da Santa Sé que dá solidez e estabilidade à Federação. Ao mesmo tempo, as futuras Convenções Gerais da Federação deverão avaliar a implementação dos Estatutos e poderão fazer as modificações necessárias e submetê-los à ratificação das instituições federadas e à aprovação da Santa Sé", disse o Colégio Diretivo Geral , liderado pelo padre John Connor, diretor-geral dos Legionários de Cristo.
A declaração do conselho da FRC conclui agradecendo a Deus pela resolução da Santa Sé e convida todos os membros a "lê-la e aprofundá-la em oração" para viver sua missão com fidelidade e salvaguardar seu próprio carisma.