18 de fev de 2025 às 11:39
O padre Donald Martin Ye Naing Win, de 44 anos, da arquidiocese de Mandalay, Mianmar, foi morto no último sábado (14), mais uma vítima da guerra civil no país da Ásia.
Segundo a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias, o corpo do padre foi encontrado por fiéis por volta das 6h (horário local), "mutilado e desfigurado por facadas", no terreno de sua paróquia, Nossa Senhora de Lourdes. O padre Martin foi ordenado padre em 2018.
A igreja em que ele serviu fica na vila de Kan Gyi Taw, no distrito de Shwe Bo, região de Sagaing. Essa área, segundo a Fides, é uma das áreas onde há combates frequentes entre os milicianos das Forças de Defesa Popular e o exército da junta militar.
“Que acabe a violência”, diz a conferência episcopal de Mianmar
“Que o sangue e os sacrifícios de várias pessoas inocentes, como o padre Donald Martin Ye Naing Win, sirvam como uma oferta para acabar com a violência que está ferindo toda a nação”, disse uma declaração da Conferência Episcopal de Mianmar, assinada por seu presidente, o arcebispo de Yangon, dom Charles cardeal Bo.
“Aprendendo com essas experiências dolorosas que vivemos, elevemos nosso espírito de fraternidade e façamos um apelo sincero pelo fim da violência”, disse também o texto divulgado pela agência de notícias católica Asia News.
“Enquanto a Igreja reza por justiça, pedimos aos responsáveis que tomem as medidas adequadas e garantam que a justiça seja feita, para que tragédias semelhantes não se repitam no futuro”, disse o comunicado.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo o Vatican News, serviço oficial de informações da Santa Sé, dez suspeitos foram presos pelas milícias que controlam a região.
O que está acontecendo em Mianmar
Mianmar está em guerra civil desde um golpe militar no início de 2021 que derrubou a presidente Aung San Suu Kyi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 1991.
O golpe gerou protestos em massa e uma escalada de conflitos em todo o país.
A junta militar matou milhares de pessoas, prendeu dezenas de milhares e bombardeou hospitais, escolas e edifícios religiosos, como a igreja do Sagrado Coração de Jesus em Mindat , gravemente danificada por ataques aéreos em 6 de fevereiro no Estado de Chin, o único Estado de maioria cristã em Mianmar.
A junta militar anunciou eleições para este ano, nas quais só partidos aprovados por ela poderão participar.