O papa Francisco consegue respirar sem ajuda de ventilação mecânica, apesar da pneumonia que afeta seus dois pulmões, segundo fontes da Santa Sé.

O papa também se senta ocasionalmente na poltrona à sua disposição no quarto do décimo andar do Hospital Policlínico Gemelli, onde está internado desde sexta-feira passada.

Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, disse que Francisco passou sua quinta noite no hospital em paz. Como nos dias anteriores, ele disse que, depois de acordar, o papa Francisco tomou café-da-manhã e leu jornais.

A pneumonia de que o papa sofre envolve uma inflamação dos alvéolos pulmonares que geralmente é causada por um patógeno que entra pelo trato respiratório e afeta os pulmões.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Segundo informações divulgadas até agora pela Santa Sé, a equipe médica que acompanha o papa mudou de terapia três vezes na tentativa de encontrar antibióticos eficazes.

O diagnóstico mudou ontem (18), às 19h30 (horário local), quando a Santa Sé anunciou que Francisco sofria de pneumonia bilateral, segundo os resultados de uma tomografia computadorizada de acompanhamento.

A Santa Sé divulgou na segunda-feira (17) que o papa Francisco estava sofrendo de uma “condição complexa” com uma infecção polimicrobiana do trato respiratório.