O vigário geral de Roma, cardeal Baldassare Reina, celebrou missa ontem (23) na arquibasílica de São João de Latrão, a catedral de Roma, na intenção do papa Francisco, que está internado há dez dias no Hospital Gemelli.

“Esta noite gostaríamos, de alguma forma, de transmitir ao nosso bispo o nosso carinho, o nosso abraço e, sobretudo, as nossas orações”, disse o cardeal no início da missa. “Todos juntos como uma grande família: os padres, os diáconos, os seminaristas, os religiosos e religiosas e todo o povo santo de Deus".

Cardeal Baldassare Reina ontem (23) em missa na basílica de São João de Latrão, em Roma. Daniel Ibáñez/EWTN
Cardeal Baldassare Reina ontem (23) em missa na basílica de São João de Latrão, em Roma. Daniel Ibáñez/EWTN

Da basílica papal, o cardeal Reina disse ter esperança de que o afeto pelo papa se traduza em oração para que o Senhor “lhe dê grande força”.

“Amamos o nosso bispo”, enfatizou o vigário.

Fiéis rezam pelo papa Francisco. Daniel Ibáñez/EWTN
Fiéis rezam pelo papa Francisco. Daniel Ibáñez/EWTN

“É a escolha que é feita nas famílias quando o pai ou a mãe está doente. Eles se reúnem e rezam, porque como cristãos é isso que podemos fazer e é isso que somos chamados a fazer”, disse também o cardeal.

Na homilia, o cardeal disse que o papa Francisco “nos ensinou como é possível fazer na nossa carne, na nossa vida, algo tão difícil como a do perdão e da misericórdia”.

“E é com todo carinho possível que queremos apoiá-lo. Queremos assegurar-lhes nossas orações, nossa proximidade, nossa gratidão”, disse dom Reina.

Fiéis participam de missa pelo papa Francisco. Daniel Ibáñez/EWTN
Fiéis participam de missa pelo papa Francisco. Daniel Ibáñez/EWTN

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Deus sabe tudo e pode fazer tudo. E nós, com muita força, com muita fé, queremos pedir ao Deus da vida, ao Senhor da vida, que conceda vida, saúde e força ao nosso Bispo. Para que outras páginas do Evangelho continuem vivas através de sua doutrina, da sua palavra, de tudo o que ele foi e poderá fazer", disse também o vigário de Roma.

O cardeal pediu mais uma vez para apoiar verdadeiramente o papa, "com todo o afeto possível, com a oração, colocando sua vida, sua saúde nas mãos de Deus e pedindo que o Senhor o restaure verdadeiramente o mais rápido possível, para que ele possa retornar entre nós e continuar a nos dar aquele perfume do Evangelho que nos deu por tantos anos".

O cardeal Reina também convidou os fiéis a adorar o Santíssimo Sacramento , que estará exposto em todas as paróquias da capital italiana a partir das 18h (14h no horário de Brasília), para rezar pela recuperação de Francisco.

Missa pelo papa Francisco ontem (23) na basílica de são João de Latrão, em Roma. Daniel Ibáñez/EWTN
Missa pelo papa Francisco ontem (23) na basílica de são João de Latrão, em Roma. Daniel Ibáñez/EWTN

A Igreja na Itália, unida em oração

O arcebispo de Bolonha, dom Matteo cardeal Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), disse que a CEI recebeu várias mensagens de gratidão e estima pelo papa.

“Apresentamos ao Senhor para que fortaleça o Papa Francisco na fé e lhe conceda a cura para que possa retornar ao seu serviço à Igreja e ao mundo inteiro”, disse o cardeal Zuppi.

Da igreja de San Domenico, em Bolonha, o presidente da CEI deu início à reza do rosário pela saúde do Santo Padre, citando também “todos os doentes” e os esquecidos: “Aqueles que estão sozinhos, aqueles que vivem com doenças marcadas pela violência e pela guerra”.

Segundo um comunicado emitido pela CEI, Bolonha foi o primeiro encontro que, a partir de hoje, unirá todas as igrejas da Itália “num único abraço orante”. O Escritório Litúrgico Nacional da Itália propôs rezar o rosário e fazer a adoração eucarística, que podem ser adaptadas a diferentes contextos locais.

Mais em