“Migrantes, missionários da esperança” é o tema escolhido pelo papa Francisco para o 111º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrado em 4 e 5 de outubro deste ano.

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé disse em um comunicado que, à luz do Jubileu da Esperança, o tema destaca a coragem e a tenacidade dos migrantes e refugiados.

Segundo o dicastério da Santa Sé, essas pessoas “testemunham cotidianamente a esperança no futuro, não obstante as dificuldades”.

“É a esperança de alcançar a felicidade também além das fronteiras, a esperança que os leva a confiar-se totalmente a Deus”, disse o dicastério.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Os migrantes e refugiados se tornam “missionários da esperança” nas comunidades em que são acolhidos, contribuindo muitas vezes para revitalizar a sua fé e promover o diálogo inter-religioso baseado em valores comuns.

“Eles recordam à Igreja a meta última da peregrinação terrena, ou seja, a realização da futura pátria”, disse o dicastério.

O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado foi celebrado pela primeira vez em 1915 devido aos emigrantes italianos no pontificado de Bento XV. Com o tempo, esse dia dedicado à oração pelos migrantes se espalhou por toda a Igreja e foi mudando de data. Atualmente, é celebrado no último domingo de setembro.

Este ano, o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado vai mudar de data e será celebrado nos dias 4 e 5 de outubro, por ocasião do Jubileu do Mundo Missionário.