25 de mar de 2025 às 15:59
A 14ª Caminhada Penitencial da arquidiocese de Fortaleza (CE) aconteceu no domingo (23). Os fiéis saíram às 7h da igreja Nossa Senhora da Saúde, no bairro de Mucuripe, em direção à catedral metropolitana, percorrendo cinco quilômetros
“Essa caminhada penitencial visa gerar em nós a consciência de que nós somos um povo caminhante”, disse o arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB. “O povo de Deus caminhou em direção à terra prometida, nós caminhamos sempre, diariamente pelas escolhas que fazemos ao encontro do coração daquele que é o Senhor”.
“Nós estamos sempre nos dirigindo para o Senhor”, disse dom Gregório. “E fazemos isso simbolicamente através de uma caminhada, sabendo que o nosso dia a dia nos direciona para aquele que é o Senhor da Vida”.
Durante todo o trajeto, os padres ficaram disponíveis para atender a confissão. Para dom Gregório, foi um momento para que o povo pudesse revisar “a própria existência” e ter a “consciência de que não sabemos o dia e a hora que nos encontraremos com o Senhor. O que é certo é que a nossa alma deve estar preparada para esse grande encontro”, disse o arcebispo.
Na caminhada, os fiéis carregam uma grande cruz de madeira. “Recordar a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo é recordar as cruzes que temos ao longo da nossa vida, porém com essa certeza absoluta de que o Senhor está conosco e carrega diariamente o peso da nossa existência, ele se torna Cireneu, então, não é a recordação de um peso apenas, mas é um desejo de que o Senhor se torne Cireneu e que a nossa cruz se torne mais leve e possamos caminhar rumo a santidade”, disse dom Gregório.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Embora uma grande quantidade de pessoas tenha participado da iniciativa, a arquidiocese informou que a Polícia Militar não fez uma contagem oficial do número de participantes.
A Caminhada Penitencial acontece desde 2009, sempre no terceiro domingo da Quaresma, seguindo o mesmo percurso na região central de Fortaleza. O objetivo é divulgar e reforçar a importância da penitência para uma vida de santidade.
A caminhada terminou com a missa celebrada pelo arcebispo na catedral.