O bispo de Punta Arenas, Chile, dom Óscar Blanco Martínez, chegou no último domingo (23), depois de uma viagem de barco de 30 horas, a Puerto Williams, cidade mais ao sul do mundo, a cerca de 3,6 mil km de Santiago, capital do Chile, na margem sul do canal de Beagle, para declarar a paróquia de Nossa Senhora de Nossa Senhora da Patagônia um templo jubilar.

As celebrações começaram com uma peregrinação e houve também a bênção de novos elementos litúrgicos. Assim, a paróquia de Nossa Senhora da Patagônia tornou-se o templo jubilar mais o sul do mundo, um marco para a comunidade local e para toda a região de Magalhães.

A cerimônia de proclamação da paróquia como templo jubilar do Jubileu 2025 foi feita na praça da cidade, onde o bispo foi acompanhado pelo pároco local, padre Miguel Bahamonde Villarroel, e uma multidão, com a presença de autoridades civis e militares.

Ao celebrar a missa, o bispo falou sobre a história da cidade e, neste tempo de Quaresma, destacou a importância de viver com propósito e de caminhar para a conversão. No âmbito do Jubileu, ele exortou os fiéis a viver com esperança em tempos de desafios.

"Hoje estamos no Cabo Horn, na terra ancestral do povo Yagan, que soube cuidar e conservar essas terras. Puerto Williams não é só a cidade mais ao sul, mas um porto estratégico para o tráfego marítimo", ressaltou o bispo em sua homilia, ao convidar a comunidade a viver o Jubileu 2025 como uma oportunidade para "reacender a esperança" e se aproximar de Deus.

O Jubileu é um tempo que convida os fiéis a fazer peregrinações aos lugares santos, onde poderão ter acesso à graça jubilar através da reconciliação, da missa e da prática da caridade.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Sobre isso, o bispo disse que "não é uma atividade nova, mas para recordar a nossa identidade de peregrinos".

Dom Martínez também exortou os fiéis a não caírem na armadilha de uma vida estéril, mas a buscarem viver um cristianismo "profético, vigoroso e fecundo".

"O Senhor nos convida a olhar além dos eventos passageiros e a considerar o chamado à conversão do coração como uma oportunidade de salvação", disse o bispo.

Criada em 18 de abril de 2022, a paróquia continua um legado que remonta a 1967, quando foi fundada a primeira paróquia católica em Puerto Williams, liderada por dom Vladimiro Boric.

A primeira sede da paróquia foi a capela naval Nuestra Señora del Carmen, cujo vigário colaborador foi o padre Mario López Velásquez.

A recém-criada Paróquia de Nossa Senhora da Patagônia responde às necessidades espirituais da crescente comunidade de fiéis da região.