28 de mar de 2025 às 09:26
A Santa Sé publicou o calendário oficial das celebrações litúrgicas previstas para a Semana Santa, mas não esclareceu se o papa Francisco vai participar delas.
Francisco teve alta no domingo (23), depois de 38 dias internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli com problemas pulmonares. Os médicos prescreveram repouso absoluto por pelo menos dois meses.
A sala de imprensa da Santa Sé disse que será necessário acompanhar “a evolução das condições de saúde do papa nas próximas semanas para avaliar sua possível presença, e em que termos, nos ritos da Semana Santa”.
O mestre de cerimônias papais, o arcebispo Diego Ravelli, divulgou ontem (27) a agenda prevista para a Semana Santa, que começará no Domingo de Ramos, 13 de abril, com a missa na Praça de São Pedro, às 10h de Roma, que celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Na Quinta-feira Santa, 17 de abril, a missa do Crisma será às 9h30, na basílica de São Pedro, quando os óleos sagrados serão abençoados e os padres renovarão suas promessas sacerdotais. Em anos anteriores, o papa Francisco saiu do Vaticano e foi para uma prisão em Roma para celebrar a Ceia do Senhor, em memória da Última Ceia e da instituição da Eucaristia, em que costumava lavar os pés de doze pessoas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Na Sexta-feira Santa, 18 de abril, a Paixão do Senhor será celebrada na basílica de São Pedro, às 17h. Em anos anteriores, o papa Francisco participou da celebração na basílica de São Pedro, mas a homilia geralmente era feita pelo pregador da Casa Pontifícia, que atualmente é o frade capuchinho Roberto Pasolini.
Às 21h15, será a Via-Sacra no Coliseu de Roma, palco da perseguição aos cristãos nos primeiros séculos do cristianismo. As meditações nas 14 estações da Paixão, desde a condenação à morte de Jesus até o seu sepultamento, é uma das cerimônias mais acompanhadas pelos fiéis em Roma. No ano passado, Francisco não participou por causa de uma bronquite.
No Sábado Santo, 19 de abril, a Vigília Pascal será celebrada na basílica de São Pedro. São João Paulo II costumava celebrar a Vigília Pascal no Sábado Santo, no Vaticano, por volta das 22h, mas a partir dos últimos anos de seu pontificado, ela passou a ser celebrada mais cedo. Este ano, a cerimônia começará às 19h30 no átrio da basílica de São Pedro.
No domingo de Páscoa, 20 de abril, a Igreja celebrará o dia da Ressurreição do Senhor com uma missa na Praça de São Pedro, às 10h30. No final da missa, a solene bênção Urbi et Orbi será dada à cidade de Roma e ao mundo inteiro.
Uma semana depois, no Segundo Domingo de Páscoa ou Domingo da Divina Misericórdia, 27 de abril, será celebrada uma missa especial na Praça de São Pedro às 10h30. Nessa celebração, está programada a canonização do beato Carlo Acutis, o jovem millennial italiano conhecido como o “ciberapóstolo da Eucaristia”.