O papa Francisco ressaltou que a alegria cristã "não vem de soluções confortáveis para os problemas" nem "evita a Cruz", algo que disse ter experimentado nos 38 dias em que ficou internado e agora na convalescença em casa.

"É um dom de Deus, lembremo-nos sempre, não é uma alegria fácil, não vem de soluções confortáveis para os problemas, não evita a cruz, mas brota da certeza de que o Senhor nunca nos abandona sozinhos. Eu mesmo experimentei isso na minha internação, e agora neste tempo de convalescença", disse Francisco em sua mensagem aos participantes da Segunda Assembleia Sinodal das Igrejas na Itália, reunidos no Vaticano de 31 de março a 3 de abril.

Em mensagem assinada em 28 de março, mas publicada ontem (31), o papa Francisco disse que a alegria cristã "nunca é exclusiva, mas sempre inclusiva", pois é "para todos".

"Acontece nas dobras da vida cotidiana e na partilha: é uma alegria com horizontes amplos, que acompanha um estilo acolhedor", enfatizou o papa na mensagem.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Francisco disse que a alegria cristã não é "uma simples alegria passageira ou uma solução fácil para os problemas", mas "nasce da certeza de que o Senhor não nos deixa sozinhos".

Falando especificamente sobre as reuniões sobre o Sínodo da Sinodalidade, cujas conclusões o papa exortou a serem aplicadas em todas as dioceses em um plano trienal até 2028, o papa Francisco exortou os participantes a se deixarem guiar pelo Espírito Santo em suas deliberações e a seguirem em frente com "alegria e sabedoria".

"Nestes dias vocês terão a oportunidade de aprofundar e votar as Proposições, fruto do que emergiu até agora e eixo para o futuro das Igrejas na Itália", pediu Francisco.

"Deixem-se guiar pela harmonia criativa que o Espírito Santo gera. A Igreja não é feita de maiorias ou minorias, mas do povo santo, o povo fiel de Deus que caminha pela história iluminado pela Palavra e pelo Espírito", disse também o papa.