O Setenário das Dores de Maria Santíssima ou Semana das Dores, começa hoje (4) às 19h na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em São João del-Rei (MG), e vai até a quinta-feira (10), com transmissão ao vivo pelo YouTube. A oração faz parte das celebrações da Quaresma em preparação para a Semana Santa.

As sete dores de Maria refletem sobre momentos da vida de Nossa Senhora retirados dos evangelhos. São eles: a apresentação de Jesus no Templo e a profecia de Simeão; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus no Templo; o encontro com Jesus no caminho do calvário; o momento em que se encontrou de pé junto à cruz de Jesus; quando teve o corpo de Jesus morto em seus braços; o sepultamento de Jesus.

Na Quaresma, ao contemplar cada dor “possamos ver além do sofrimento, pois com seus gestos, Maria, Mãe e mestra, nos ensina que o caminho do calvário, apesar de exigente, é necessário ser experimentado com toda nossa coragem e força interior, pois é o caminho da fé e da esperança em Deus!”, diz o padre Álisson André Sacramento, do clero de São João del-Rei.

O frei Marlim Francis de Souza, prior do Convento de Nossa Senhora do Carmo de São Paulo e Formador da Teologia da Província Carmelitana Fluminense, será o responsável pelas meditações desse ano.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Seguindo com a programação que recorda a participação de Nossa Senhora no mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus, na sexta-feira (11) é celebrada a Soledade de Nossa Senhora com a missa às 19h na Igreja de Nossa Senhora do Carmo seguida da procissão de Nossa Senhora das Dores. Essa celebração recorda a solidão de Maria ao deixar o seu filho no sepulcro.

Toda a programação do Setenário das Dores e da Soledade de Nossa Senhora é organizada pela Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, fundada em 1733 na paróquia da catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei.

A irmandade também é responsável pela Comemoração dos Passos que acontece na cidade no quarto domingo da Quaresma e contempla a procissão da imagem de Nossa Senhora das Dores, a procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos e a procissão do encontro de Jesus com a sua Mãe que este ano foi celebrada no domingo (30).