7 de abr de 2025 às 09:14
Morreu Theodore McCarrick, o ex-cardeal e arcebispo de Washington D.C., EUA, que passou décadas nos círculos mais altos da Igreja e depois foi revelado culpado de abuso sexual de menores e adultos em uma investigação da Santa Sé. Ele tinha 94 anos.
Uma porta-voz da arquidiocese de Washington D.C. divulgou na sexta-feira (4) um comunicado à CNA, agência em inglês da EWTN, em que o arcebispo de Washington D.C., dom Robert cardeal McElroy, confirmou a morte de McCarrick. O ex-cardeal, que supostamente sofria de demência, morava na zona rural do Estado do Missouri.
"Hoje soube da morte de Theodore McCarrick, ex-arcebispo de Washington. Neste momento, estou particularmente atento àqueles que ele prejudicou no curso de seu ministério sacerdotal”, disse dom McElroy. “Em meio à dos contínua deles, possamos permanecer firmes em nossas orações por eles e por todas as vítimas de abuso sexual".
Ordenado padre em 1958, McCarrick, nascido em Nova York, subiu na hierarquia da Igreja dos EUA no século XX. Em seu mandato episcopal, ele foi bispo auxiliar de Nova York, depois foi bispo de Metuchen, Nova Jersey; arcebispo de Newark, Nova Jersey; e depois Washington, D.C.
Ele foi um dos principais participantes no desenvolvimento da Carta de Dallas de 2002 e das Normas Essenciais da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB, na sigla em inglês), que estabeleceram procedimentos para lidar com alegações de abuso sexual contra padres.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em 2018, relatos de abuso, aliciamento e assédio de seminaristas por McCarrick surgiram publicamente.
Uma investigação da Santa Sé em 2019 estabeleceu que McCarrick era culpado de vários casos de abuso sexual, e o papa Francisco o laicizou em fevereiro daquele ano. No ano seguinte, a Santa Sé publicou um longo relatório sobre McCarrick examinando em detalhes o "conhecimento institucional e a tomada de decisões" sobre o ex-cardeal e como ele continuou a ser promovido apesar dos rumores de má conduta.
Além das investigações da Santa Sé, McCarrick enfrentou várias acusações criminais. No entanto, um juiz distrital do Estado de Massachusetts decidiu em 2023 que McCarrick não era competente para ser julgado pelas acusações criminais de abuso sexual feitas contra ele.
Um processo criminal contra McCarrick no Estado de Wisconsin foi suspenso em janeiro do ano passado depois de um psicólogo contratado pelo tribunal considerar que McCarrick não era competente para ser julgado.