9 de abr de 2025 às 10:46
A arquidiocese de Ribeirão Preto recebeu ontem (8) relíquias do beato Carlo Acutis, que será canonizado no próximo dia 27 de abril, no Vaticano. As relíquias foram acolhidas na paróquia Santa Ângela e vão peregrinar por alguns locais até amanhã (10).
As relíquias foram levadas a Ribeirão Preto pelo padre Fábio Vieira, diretor espiritual do movimento Devotos de Carlo Acutis no Brasil. O sacerdote morou por um ano com a família de Carlo Acutis na Itália.
Depois da chegada à paróquia Santa Ângela na noite de ontem, o padre Fábio celebrou a missa e, em seguida, houve um momento de veneração das relíquias até às 22h.
Durante os dias de peregrinação em Ribeirão Preto, as relíquias serão levadas amanhã (10) ao Hospital das Clínicas (HC Criança), especificamente na oncologia, no quarto andar. A programação conta ainda com momentos envolvendo colégios católicos, setor juventude, seminaristas, movimentos, as comunidades Shalom e Divina Misericórdia.
A programação da peregrinação das relíquias hoje e amanhã é:
9 de abril
7h: missa na Paróquia Santa Ângela, presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva;
10h: visita ao Colégio Auxiliadora;
14h vigília eucarística com a presença da relíquia, na Paróquia Santa Ângela;
15h: terço da misericórdia conduzido por Thiago Dutra (Exército da Rainha);
17h: vigília conduzida pela Comunidade Chalom;
18h30: terço das mães que oram pelos filhos;
19h30: missa na Paróquia Santa Ângela, presidida pelo padre Fabio Vieira e bênção com a relíquia do beato Carlo Acutis;
após a missa, noite de louvor com o Setor Juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
10 de abril
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
8h30: encontro da relíquia com os seminaristas no Cearp;
9h30: ida a Batatais (SP) para visitar a Comunidade Divina Misericórdia (diácono Francisco);
14h: visita ao HC Criança (quarto andar – oncologia);
18h30: missa na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto e despedida.
Além da visita das relíquias, a paróquia Santa Ângela também está realizando a exposição internacional sobre os milagres eucarísticos, projetada por Carlo Acutis. A exposição foi aberta ontem e segue até sábado (12). O horário de funcionamento é de terça à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 20h, e sábado, das 8h30 às 12h.
Carlo Acutis
Carlo Acutis será o primeiro santo millennial, ou seja, que cresceu na virada do milênio.
Ele nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, Inglaterra, mas cresceu em Milão, Itália.
Desde pequeno, demonstrou um carinho especial por Deus. Depois de sua primeira comunhão, aos sete anos, disse à mãe: “Estar sempre unido a Jesus: este é o meu projeto de vida”.
Vivia como um menino de seu tempo, com estudos, amigos, passeios, gostava de videogames, computadores, mas seu foco era o céu. Aplicou seu conhecimento em informática para a evangelização.
Pesquisou e visitou lugares onde aconteceram milagres eucarísticos e aparições marianas e criou um site com essas informações. Por isso, ficou conhecido como “ciberapóstolo da Eucaristia", "apóstolo dos millennials" e, atualmente, "apóstolo da Internet”. Suas exposições, atualmente são exibidas em paróquias em todo o mundo.
Aos 15 anos, foi diagnosticado com leucemia promielocítica aguda (LMA M3), considerada a forma mais agressiva deste câncer. Carlo Acutis morreu em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida.
Foi beatificado pelo papa Francisco em 10 de outubro de 2020, depois do reconhecimento de um milagre por sua intercessão que aconteceu com Matheus Vianna, de Campo Grande (MS), que foi curado de uma malformação congênita conhecida como pâncreas anular.
Será canonizado no dia 27 de abril, no Jubileu dos Adolescentes, depois que a Santa Sé reconheceu o segundo milagre por sua intercessão, a cura de Valeria Valverde, de 21 anos, da Costa Rica, que estava perto da morte depois de ferir gravemente a cabeça em um acidente de bicicleta em 2022.