12 de abr de 2025 às 14:30
“No início da tarde, o papa Francisco foi à Basílica de Santa Maria Maior e, na véspera do Domingo de Ramos e da Semana Santa, se deteve em oração diante do ícone da Virgem, Salus Populi Romani”, diz um comunicado da Santa Sé publicado hoje (12).
Essa visita é mais um passo na volta de Francisco à vida pública depois de seus recentes problemas de saúde
Francisco teve alta do Hospital Policlínico Agostino Gemelli no dia 23 de março, depois de passar 38 dias internado por problemas pulmonares. Desde então, ele deve cumprir seu período de convalescença em sua residência na Casa Santa Marta.
Depois de receber alta do hospital, o papa Francisco apareceu na Praça de São Pedro no domingo (6), para participar do Jubileu dos Enfermos, e na quinta-feira (10), na Basílica de São Pedro, numa cadeira de rodas, envolto num cobertor e vestindo uma camiseta branca e calças pretas em vez de batina e solidéu brancos, como de costume.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A visita de hoje à basílica mariana ocorre na véspera do Domingo de Ramos, que inaugura a Semana Santa no calendário litúrgico.
A Santa Sé ainda não confirmou a participação de Francisco nas próximas celebrações da Páscoa. Autoridades da Santa Sé disseram que uma decisão sobre o papel do papa no Tríduo Pascal será tomada no último minuto, com uma atualização esperada para o início da próxima semana.
Segundo as atualizações médicas, o papa continua recebendo terapia respiratória e fisioterapia motora, embora sua necessidade de oxigênio suplementar tenha diminuído em frequência.
O cardeal argentino Leonardo Sandri, vice-decano do Colégio dos Cardeais, deve celebrar a missa do Domingo de Ramos como delegado do papa Francisco.