14 de abr de 2025 às 13:12
O bispo de Januária (MG), dom Geraldo de Souza Rodrigues, morreu ontem (13) à noite, dia da solenidade de Domingo de Ramos, aos 61 anos. Ele tinha câncer nos rins e estava internado em Belo Horizonte (MG) desde o dia 18 de março, segundo comunicado do vigário geral da diocese, monsenhor Natelson Alkmim Coutinho.
“Que Deus, em sua infinita misericórdia, acolha a sua alma e lhe dê o repouso dos justos, após uma vida inteira de dedicação ao rebanho de Cristo”, disse a diocese em nota nas redes sociais pedindo “que Nossa Senhora das Dores continue a guiar e proteger” a diocese de Januária e os “console com seu amor de mãe”.
Segundo a diocese de Januária, hoje (14), será celebrada uma missa em sufrágio de dom Geraldo na catedral de Januária, às 19h. O velório e o sepultamento ocorrerão na terra natal de dom Geraldo, em Porto Firme (MG).
O velório começa hoje, às 16h na Igreja matriz de Porto Firme, onde o corpo do bispo permanecerá até quarta-feira (16) para a missa de exéquias às 9h30. Depois, o corpo será levado ao cemitério local para o sepultamento, às 11h.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Dom Geraldo de Souza Rodrigues nasceu no dia 24 de outubro de 1963, em Porto Firme (MG). Foi ordenado padre em sua cidade natal, no dia 20 de maio de 1988. Foi pároco nas paróquias mineiras: são Domingos de Gusmão, em Diogo de Vasconcelos; Nossa Senhora das Mercês, em Mercês; são Sebastião, em Itabirito; Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete; Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de Minas; São José, em Paula Cândido e Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa.
Além disso, ele foi coordenador arquidiocesano de catequese, representante arquidiocesano dos presbíteros, vigário forâneo, vigário episcopal, membro do colégio dos consultores e do conselho arquidiocesano de pastoral.
Em 25 de outubro de 2023, foi nomeado bispo de Januária (MG) pelo papa Francisco, tornando -se o quinto bispo desta diocese. Seu lema episcopal foi “Tui sunt, et eos mihi dedisti” (São teus e os destes a mim) Jo 17,6.