14 de abr de 2025 às 16:02
O novo reitor-Mor dos Salesianos, padre Fabio Attard, encorajou os seguidores de são João Bosco, fundador da ordem, a ser "sacramento de esperança, oferecendo aos jovens espaços de crescimento, acolhimento e futuro".
A Congregação Salesiana concluiu seu 29º capítulo geral, que se reuniu em Turim, Itália, desde 16 de fevereiro, com uma cerimônia na basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, igreja erguida por seu fundador e onde fica sua sede.
Os representantes da Família Salesiana presentes em 136 países do mundo puderam assim participar das celebrações por ocasião do Jubileu Ordinário de 2025. Na missa de encerramento, o reitor-mor os encorajou a "continuarem com perseverança" e a "deixar-se envolver plenamente no amor do Senhor e servir os outros sem reservar nada para si mesmo, como fez o seu fundador no seu tempo".
Segundo comunicado da congregação, foi aprovado um documento final do encontro com os postulados de ação que guiarão a obra salesiana no próximo sexênio (2025-2031) em torno de três núcleos de reflexão: "a animação e o cuidado da vida vocacional", a colaboração na "missão compartilhada" de todos aqueles que seguem o espírito de são João Bosco e "a revisão e reorganização do governo da congregação nos vários níveis".
Além de eleger o novo sucessor de dom Bosco, o capítulo geral nomeou um novo conselho geral e modificou as constituições da congregação para que os salesianos coadjutores, os não-sacerdotes, "possam ser diretores das comunidades salesianas".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Momento salesiano de Pentecostes
No discurso de encerramento do Capítulo Geral, o padre Attard descreveu a história como "um momento de Pentecostes salesiano" e disse que o valor do documento final com reflexões para o sexênio "dependerá da capacidade dos salesianos de manter o espírito de escuta, abertura e acompanhamento do Espírito Santo".
O reitor-mor também destacou a importância da conversão pessoal como "fundamento para uma renovada pastoral e espiritualidade" e destacou que "toda renovação pastoral deve começar com uma mudança profunda e autêntica no coração de cada salesiano".
O reitor-mor disse que não basta amar são João Bosco, mas "é necessário conhecê-lo profundamente", para o que convidou a fazer um esforço no estudo de sua vida, ensino e obras para "encarnar seu espírito nos contextos atuais".
O padre Attard também pediu aos salesianos que "cresçam na fidelidade e na profecia", como virtudes que formam a base da missão salesiana e indicou dois âmbitos de atenção preferencial para o futuro: a inteligência artificial e o "cuidado da ecologia integral".