MANÁGUA, 27 de jul de 2004 às 12:40
Durante sua homilia dominical o Vigário da Arquidiocese de Manágua, Dom Eddy Montenegro, fez um chamado ao povo nicaragüense a construir a reconciliação como “o único caminho” para o país e exortou a deixar “que as feridas cicatrizem”.
Depois de explicar o significado do Pai Nosso e a importância da oração, Dom Montenegro ressaltou que enquanto as feridas “continuem abertas por dentro”, na Nicarágua não haverá uma verdadeira reconciliação.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Do mesmo modo ao se referir à aproximação da Igreja com a Frente Sandinista, o Prelado afirmou que “já dissemos em outras ocasiões que sua sinceridade será demonstrada com o tempo. O consenso nacional diz que a reconciliação é o único caminho”.
Quanto às especulações sobre uma possível mediação da Igreja entre a Frente Sandinista e o Partido Liberal Constitucionalista (PLC) para libertar o ex-presidente Arnoldo Alemán, Dom Montenegro esclareceu que “entre os partidos têm seus canais de comunicação e entre eles pode ser que tenha falado algo sobre isto, mas não nos procuraram oficialmente. Entretanto, a Igreja sempre vai a propor a paz”.