MEXICO D.F., 18 de abr de 2006 às 11:49
O Bispo de Cidade Juárez, Dom. Renato Ascencio, indicou recentemente durante a Semana Santa que apoiará o boicote comercial anunciado pelos imigrantes nos Estados Unidos para o próximo 1 de maio.O bispo mexicanos assinalou que apoiará esta medida dos imigrantes nos Estados Unidos para exigir uma reforma migratória "justa e integral". Trata-se de uma campanha que estão empreendendo todos os latinos e a ordem é não comprar absolutamente nada de produtos americanos, enfatizou Dom Ascencio, que é também Presidente da Comissão para a Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Mexicana.
Acrescentou que ele mesmo "dará o exemplo" e em 1 de maio não cruzará a fronteira para comprar, já que sua diocese limita com a fronteiriça cidade de El Paso, no Texas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Os mexicanos que vivemos deste lado devemos nos solidarizar com os imigrantes, como estão fazendo os guatemaltecos, nicaragüenses e outros países da América Central", acrescentou.
Dom Ascencio disse que seus fiéis podem se juntar ao movimento não indo a El Paso, e rejeitando os s produtos americanos em Cidade Juárez, uma das maiores cidades do estado da Chihuahua.
O Prelado, unas das personalidades mexicanas mais ativas na defesa dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos, convocou em janeiro passado uma jornada de oração inter-religiosa e expressou seu rechaço à lei “anti-imigrante” aprovada em dezembro pela Câmara de Representantes em Washington. Tal norma visa a construção de muros na fronteira com o México e o castigo aos imigrantes sem documentados, e a todos os que lhes prestarem ajuda.