LIMA, 26 de abr de 2006 às 19:45
Enquanto o Juri Nacional de Eleições do Peru confirma que, por uma diferença mínima, será o ex-presidente do Peru Alan García Pérez quem irá concorrer no segundo turno com o candidato Ollanta Humala, o Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, fez um chamado a que prime um clima de paz no processo eleitoral.O Cardeal assinalou que teve "uma muito cordial reunião com o senhor Ollanta Humala e sua esposa," e assinalou que aproveitou o encontro para "exortar a que procuremos entre todos os peruanos um clima de paz e serenidade".
"Invoco também aos meios de comunicação para que com esse desejo de conhecer as notícias colaborem a que o clima do país seja sereno", acrescentou.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Na sexta-feira Santa, quando o JNE ainda não tinha definido o candidato que iria ao segundo turno, o Dr. Alan García, candidato pelo Partido de centro-esquerda Aprista Peruano, teve um breve encontro pessoal com o Primaz peruano.
"O segundo turno não tem por que ser uma ocasião de ofensas e muito menos, fazer desta eleição um problema latino-americano, quando é um assunto nitidamente do Peru", particularizou o Cardeal, em referência aos críticos que disseram que a vitória do ex-comandante Humala marcaria uma vitória do Presidente venezuelano Hugo Chávez.
"A Igreja como sempre, está atenta a estas situações importantes para o país, procurando o bem comum", disse o Cardeal Cipriani; e desejou que "a população viva uma festa democrática, como família peruana unida onde há diferentes opiniões, mas sem feridas nem divisões que acabam rachando nossa pátria".