BRASILIA, 2 de jun de 2006 às 18:15
Para refletir sobre os caminhos de diálogo nos conflitos sócio-ambientais dos distintos povos fronteiriços que conformam os países do Mercosul, culminou recentemente em Uruguaiana, Brasil, o 21º encontro dos delegados diocesanos desses países.No evento representantes das diocese fronteiriças da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai refletiram sobre a presença e ação social e evangelizadora da Igreja.
Deste modo se apresentou um painel que expôs as situações de conflitos sócio-ambientais ocorridas recentemente nas cidades fronteiriças de Fray Bentos (Uruguai) e Gualeguaychú (Argentina), a raiz do conflito pela instalação de umas fábricas de papel.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Nos grupos e plenários se abordou sobre a busca da verdade para garantir a paz, o diálogo sincero e generoso para chegar a consensos nos conflitos e na união dos povos como requisito indispensável para garantir a fraternidade entre os mesmos.
O próximo encontro entre povos fronteiriços do Mercosul se realizará entre o dia 18 e 20 de junho de 2007 na diocese de Santo Ángelo, Brasil. O tema sugerido do mesmo será "A água, problemática das represas, contribuição da Doutrina Social da Igreja".