BILBAO, 5 de jun de 2006 às 13:36
As Cáritas Diocesanas de Bilbao, Pamplona e San Sebastián, expressaram seu apoio à criação do projeto de Banca Ética FIARE, sob inspiração católica, que entre outras coisas financia "atividades econômicas que tenham um impacto social positivo".FIARE (Fundação Investimento e Economia Responsável), nasceu em 2003 depois de um longo período de reuniões iniciadas em 2001 entre diversas organizações sociais espanholas. Em 2005, assinou um convênio com a "Banca Popolare Ética" de Pádua (Itália), para constituir-se agente oficial do banco.
O primeiro escritório na Espanha se abriu em Bilbao em 3 de outubro de 2005. Depois, em dezembro do mesmo ano, estendeu seus serviços a Pamplona. Agora conta com uma nova sede nas instalações do Cáritas Diocesana de Guipúzcoa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo os responsáveis por Banca Ética FIARE, entre os objetivos está "financiar atividades econômicas que tenham um impacto social positivo", pondo os recursos "ao alcance das pessoas mais pobres e das organizações que trabalham com e para elas".
Do mesmo modo, oferece-se ao poupador e investidor "a possibilidade de apoiar este tipo de atividades, canalizando seus desejos de decidir responsavelmente sobre o uso que faz a entidade financeira destes".
Maior informação sobre este projeto de Banca Ética, no site: http://www.proyectofiare.com